Itália imita Portugal e Suíça aponta a uma campanha histórica | OneFootball

Itália imita Portugal e Suíça aponta a uma campanha histórica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29 de junio de 2024

Itália imita Portugal e Suíça aponta a uma campanha histórica

Imagen del artículo:Itália imita Portugal e Suíça aponta a uma campanha histórica

A Itália perdeu por 2-0 frente à Suíça e foi eliminada do Euro 2024, o que significa que, à semelhança do que tinha acontecido com Portugal na última edição (1-0 frente à Bélgica) a seleção campeã em título não conseguiu ir além dos oitavos de final. É uma espécie de hat-trick, já que o mesmo tinha acontecido em 2016, quando a Espanha foi eliminada nos oitavos frente a... Itália (2-0).

Para encontrar uma prestação tão má por parte da squadra azzurra é preciso recuar até 2004, quando a equipa então comandada por Trapattoni não foi além da fase de grupos. Para encontrar um jogo do Euro em que os italianos sofreram dois ou mais golos, só mesmo recuperando o 4-0 da final do Euro 2012, frente à poderosa Espanha.


OneFootball Videos


Mas onde há amargura italiana, reside também muita felicidade helvética. Pelo segundo Europeu consecutivo, a Suíça conseguiu chegar aos quartos de final, o que corresponde ao seu máximo absoluto em fases finais de torneios. Além do Euro 2020, iguala também os Mundiais de 1934 e 1938, sendo que uma eventual passagem às meias seria um recorde absoluto.

Esta é a segunda vitória suíça do torneio em tempo regulamentar, o que por si só já constitui um máximo histórico. Para isso, valeram os golos de Freuler, que já sabia o que era marcar a outras duas ex-campeãs do mundo (Alemanha e Espanha) e Vargas, que resolveu o jogo com um golaço - o seu primeiro em fases finais.

Ver detalles de la publicación