Vozes do Gigante
·26 de febrero de 2025
Inter pode voltar ao maior game de futebol do mundo

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·26 de febrero de 2025
O Inter pode voltar a figurar no maior game de futebol do mundo. Ao menos é o que deseja o presidente da Liga Forte União, Marcelo Paz, a respeito das negociações de licenciamento que os times do conglomerado pensam trabalhar para o ano de 2025.
“Eu acho que o futebol brasileiro precisa estar nos games. Com as marcas e com os nomes licenciados. Eu sei que tem uma questão da legislação a ser tratada, mas acho que a gente não pode perder essa oportunidade de o mundo inteiro ver os nossos atletas e as nossas marcas”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza e da LFU, a respeito de um licenciamento junto à EA Sports para os times brasileiros estarem no EA FC 2025.
Atualmente, além de não ter uma Liga Brasileira no FC 2025, eles só aparecem na Copa Libertadores da América. A ausência de clubes do país em EA FC 2025 envolve processos movidos por jogadores contra a Eletronic Arts, até licenciamentos de times e torneios com jogos rivais.
Desde 1998, a Lei Pelé garante ao jogador que atua no Brasil uma série de direitos em relação à sua profissão de atleta. A partir disso, o direito de imagem é o complicador para os atletas do Brasil estarem nos games. Paz deseja conversar com os clubes e com as marcas de games para chegar a um denominador. O Inter, por óbvio, tem muito interesse nisso.
A partir da criação da Liga Forte e da Libra, ambas fortalecem a negociação com as marcas de games. Principalmente pelo modelo que existe na Europa. Quanto há um interesse em se explorar a liga ou times e jogadores de uma determinada competição europeia, as empresas de jogos negociam diretamente com os responsáveis por ela. Isso porque, desde o momento em que um jogador assina um contrato com um desses clubes dessas ligas, há diversas cláusulas que mencionam esse tipo de possível uso de imagem.
O valor recebido pelas ligas é repassado para os times. E os clubes, por sua vez, repassam o que cada atleta deve ganhar. Neste cenário, os clubes brasileiros que estão na Copa Libertadores – que é o caso do Inter – devem estar no EA FC 2025. A Eletronic Arts mantém um contrato com a Confederação Sul-Americana de Futebol para a reprodução de seu principal torneio de clubes.