Coluna do Fla
·21 de julio de 2025
História da Gávea: quando surgiu e como funciona a sede do Flamengo?

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 de julio de 2025
Após o decreto municipal 3.686, no dia 14 de novembro de 1931, o Flamengo recebeu o direito de cessão e aforamento do terreno na Av. Borges de Medeiros, 997, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Com isso, o clube pôde começar a construção do primeiro estádio próprio para o futebol.
Em resumo, a construção começou em 28 de dezembro de 1933. Isso porque, o então presidente José Bastos Padilha pagou a taxa de 497 contos de réis. Dessa forma, o Flamengo iniciou as obras de construção do Estádio José Bastos Padilha, com capacidade para 6 mil torcedores.
A sede do Flamengo ocupa uma área de 73 mil metros quadrados. Além disso, fica localizada em endereço nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor. Importante ressaltar que a sede social abriga os gabinetes da diretoria, sala de troféus, auditório, salas de reuniões e todo a parte administrativa do clube.
Por outro lado, o Complexo Esportivo da Gávea conta com três ginásios, quatro bares, restaurante, sete quadras de tênis, parque aquático com cinco piscinas e mais uma ampla área de lazer. No mais, a sede abriga o remo, natação, pólo aquático, nado sincronizado, basquete, vôlei, ginástica olímpica, judô, futsal e tênis, além do Estádio José Bastos Padilha.
Inicialmente, a sede social do Flamengo na Gávea também era a casa dos jogadores profissionais do clube, que treinavam no local. Contudo, depois da construção do CT Geoge Helal, conhecido popularmente como Ninho do Urubu, o time principal e as categorias de base passaram a usar as instalações em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Sim! Como clube, a sede social do Flamengo na Gávea cobra pela entrada. Dessa forma, os ingressos custam R$50 para adultos e R$ 25 para crianças de 6 a 15 anos. A entrada de crianças de 0 a 5 anos, por sua vez, é gratuita. Importante salientar que o Rubro-Negro não permite a permanência do visitante após o horário estabelecido. Isso porque, o horário de visitação é diariamente de 9h às 18h (horário de Brasília).