Guardiola e Arteta: a história da Premier League até agora | OneFootball

Guardiola e Arteta: a história da Premier League até agora | OneFootball

Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·27 de marzo de 2024

Guardiola e Arteta: a história da Premier League até agora

Imagen del artículo:Guardiola e Arteta: a história da Premier League até agora

O tão aguardado confronto de domingo na Premier League entre City e Arsenal também anuncia o último confronto entre os respectivos dirigentes adversários, Pep Guardiola e Mikel Arteta.

O encontro no Etihad será seguido por milhões em todo o mundo e promete ser um momento crucial na corrida pelo título de 2023/24, com o terceiro colocado City e o líder Arsenal – junto com o segundo colocado Liverpool – todos disputando o título.


OneFootball Videos


Enquanto isso, para Guardiola e Arteta, a partida também marca o capítulo mais recente de uma subtrama atraente e envolvente que viu a dupla se enfrentar na liga oito vezes desde que Arteta assumiu o comando dos Gunners.

A dupla se conhece melhor do que a maioria, é claro, com Arteta tendo sido uma parte fundamental da equipe técnica de Pep entre o verão de 2016 e dezembro de 2019, antes de deixar o Etihad para assumir o desafio de tentar restaurar o Arsenal às suas antigas glórias.

Tanto ao longo dos três anos e meio de Arteta em Manchester, quanto na passagem subsequente pelo norte de Londres, Pep referia regularmente sua admiração e respeito pela visão e conhecimento fornecidos pelo ex-meio-campista do Everton e do Arsenal.

Por sua vez, Arteta também falou longamente sobre a figura central que Pep provou em sua vida profissional e a enorme estima que tem pelo técnico do City.

Durante os respectivos mandatos de Guardiola e Arteta, City e Arsenal tornaram-se rivais familiares.

Fora dos jogos programados para o campeonato nesse período, os clubes também se enfrentaram duas vezes na FA Cup, uma vez na Carabao Cup e uma na Community Shield, com as equipes compartilhando duas vitórias cada nesses encontros.

No campeonato inglês, porém, foi o City quem levou a melhor.

Dos oito encontros entre City e Arsenal na Premier League sob o comando de Guardiola e Arteta, vencemos sete e perdemos apenas uma.

Aqui, antes do último confronto de domingo, nos concentramos nos encontros da liga entre as duas equipes nos últimos quatro anos.

City 3-0 Arsenal, 17 de junho de 2020

Uma ocasião memorável em mais de um aspecto, o primeiro encontro de Pep e City contra o Arsenal de Mikel Arteta também aconteceu no dia em que o futebol da Premier League retornou – embora a portas fechadas – após uma paralisação de três meses devido à pandemia de COVID-19.

Em meio a um cenário vazio do Etihad, com todos assistindo de casa, o City voltou à ação com força total.

Raheem Sterling marcou para abrir o placar pouco antes do intervalo, antes de um pênalti de Kevin De Bruyne no segundo tempo aumentar nossa vantagem.

Uma finalização nos acréscimos de Phil Foden selou uma vitória merecida, enquanto todos se adaptavam a um novo cenário futebolístico desconhecido.

City 1-0 Arsenal, 17 de outubro de 2020

Raheem Sterling fez a diferença na vitória do City em um jogo muito disputado em um Etihad quase deserto, enquanto os protocolos COVID-19 se estendiam até a campanha 2020/21.

O atacante inglês deu fez o importante gol aos 23 minutos, depois que o chute inicial de Phil Foden foi defendido pelo goleiro dos Gunners, Bernd Leno.

Arsenal 0-1 City, 21 de fevereiro de 2021

Foi um dia de sorte para o City, já que Raheem Sterling mais uma vez provou ser o homem do momento contra os Gunners.

Seu cabeceio no segundo minuto no Emirates Stadium foi suficiente para garantir a 13ª vitória consecutiva do City no campeonato e assim ampliar nossa vantagem no topo da Premier League sobre o segundo colocado Leicester City para 10 pontos.

Foi mais uma exibição dominante da equipe de Pep Guardiola.

City 5-0 Arsenal, 29 de agosto de 2021

Um City efervecente fez uma exibição nível cinco estrelas no Etihad, e estendeu nossa invencibilidade na Premier League contra o Arsenal para 12 partidas.

Com 52 mil torcedores no local, os campeões serviram um verdadeiro banquete futebolístico para os torcedores.

A equipa de Pep Guardiola marcou dois gols em 15 minutos, graças aos chutes de Ilkay Gundogan e Ferran Torres.

Com o Arsenal reduzido a 10 jogadores após a expulsão de Granit Xhaka aos 34 minutos, Gabriel Jesus fez o 3 a 0 pouco antes do intervalo, e um chute brilhante de Rodrigo aos 53 minutos, confirmando ainda mais o domínio do City.

E um dia inesquecível terminou quando Torres conquistou seu segundo gol, o quinto do City, a seis minutos do final.

Arsenal 1-2 City, 1° de janeiro de 2022

Pode ter sido o advento de um Ano Novo, mas provou ser um resultado confortavelmente familiar, já que um dramático gol de Rodrigo nos acréscimos completou uma reviravolta emocionante do City  no Emirates Stadium.

O Arsenal inicialmente levou a luta para o City e saiu na frente aos 31 minutos graças ao gol certeiro de Bukayo Saka.

No entanto, o City empatou com um pênalti de Riyad Mahrez aos 57 minutos, depois que o VAR decidiu que Bernardo Silva havia sofrido falta de Granit Xhaka. 60 segundos depois, os anfitriões foram reduzidos a 10 homens, com Gabriel sendo expulso pelo segundo cartão amarelo.

Um caso emocionante e estrondoso foi resolvido de forma dramática aos 93 minutos, quando Rodrigo marcou de perto para garantir a 11ª vitória consecutiva na liga e colocar o City a 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Chelsea.

Arsenal 1-3 City, 15 de fevereiro de 2023

No que diz respeito às vitórias, esta provou ser uma masterclass do City.

Gols de Jack Grealish e Erling Haaland no segundo tempo garantiram uma vitória magnífica no norte de Londres, e impulsionaram os jogadores de Pep Guardiola de volta ao topo da Premier League, sobrepujando os Gunners.

Em um um jogo pulsante, o brilhante e oportunista chute de Kevin De Bruyne aos 24 minutos deu ao City a vantagem. Bukayo Saka então empatou com um pênalti aos 42 minutos.

No entanto, tal como fazem os campeões, o City respondeu em grande estilo após o intervalo.

Primeiro, Grealish restaurou a nossa vantagem aos 72 minutos, com o inglês aproveitando uma assistência de Haaland antes de disparar um chute poderoso para longe de Aaron Ramsdale.

Haaland então selou o jogo a oito minutos do final, despachando o passe convidativo de De Bruyne com uma finalização clínica.

City 4-1 Arsenal, 26 de abril de 2023

Um City desenfreado proporcionou uma vitória duradoura ao Etihad, ao derrotarmos o Arsenal de forma inesquecível para estabelecer um marcador inegável do título da Premier League.

Diante de uma torcida barulhenta, o gol de Kevin De Bruyne aos sete minutos deu à equipe de Pep Guardiola uma merecida vantagem inicial, antes que o cabeceamento de John Stones, no final do primeiro tempo, aumentasse a vantagem.

De Bruyne fez três gols no início do segundo tempo com um esforço medido depois de virar a bola no meio-campo do Arsenal.

E embora Rob Holding tenha reduzido a vantagem a quatro minutos do final, a finalização de Erling Haaland aos 95 minutos selou uma das vitórias mais memoráveis ​​do reinado de Guardiola no City e nos colocou a dois pontos de vantagem do Arsenal – e com dois jogos preciosos a menos.

Arsenal 1-0 City, 8 de outubro de 2023

O gol de Gabriel Martinelli deu ao Arsenal sua primeira vitória na Premier League sobre o City desde 2015, quando Mikel Arteta levou a melhor sobre o mentor Pep Guardiola pela primeira vez como técnico na competição.

Martinelli, substituto no intervalo, marcou aos 86 minutos com um chute desviado de Nathan Ake para resolver uma disputa difícil.

A derrota nos deixou dois pontos atrás dos Gunners e do líder Tottenham, antes da pausa internacional de outubro.

Ver detalles de la publicación