
Gazeta Esportiva.com
·6 de mayo de 2025
Grupo do Flamengo no Mundial: TAS rejeita recurso do León contra exclusão do torneio

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6 de mayo de 2025
O Club León, do México, teve sua exclusão do Mundial de Clubes da FIFA confirmada após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitar seu recurso, anunciou a entidade sediada em Lausanne, Suíça, nesta terça-feira.
“O Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou os recursos interpostos pelo Club León, Club de Fútbol Pachucha e pela Associação Liga Deportiva Alajuelense contra as decisões da FIFA referentes à Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2025”, informou a TAS em seu comunicado.
Todos os recursos foram consolidados em um único caso analisado por um painel de especialistas da TAS, presidido pelo paraguaio Roberto Moreno e auxiliado pelo italiano Massimo Coccio e pelo brasileiro Daniel Cravo Souza.
“Como resultado dessa decisão, a FIFA é responsável por designar a equipe que, em última instância, se qualifica para participar do Mundial de Clubes de 2025”, concluiu a TAS em seu documento.
Conforme anunciado pela FIFA no mês passado, a entidade que rege o futebol mundial planejava organizar uma repescagem entre o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, vice-campeão da CONCACAF em 2023, atrás do León, e o América, do México, considerado o time mais bem classificado no ranking da confederação.
Ao tomar conhecimento da decisão da TAS, o León emitiu um comunicado expressando sua frustração e decepção.
“A decisão foi muito dura, os adversários muito influentes, a pressão muito intensa e os riscos muito altos. Como instituição, assumimos o custo e as consequências de tal processo, mas quem mais sofreu durante esse processo foi o nosso povo: torcedores e jogadores de futebol mereciam mais respeito”, afirmou.
O León, campeão da CONCACAF de 2023, havia sido incluído no sorteio em dezembro passado e, em seguida, foi sorteado para o Grupo D, ao lado do Chelsea, da Inglaterra, do Flamengo, do Brasil, e do Esperance, da Tunísia.
Em janeiro, o León contratou o colombiano James Rodríguez com o torneio em mente, mas em março foi revelado que a FIFA havia excluído o time da nova competição por violar os regulamentos que regem a multipropriedade das equipes participantes.
O motivo é que o Pachuca, do México, também classificado para o torneio, e o León compartilham um proprietário comum (Grupo Pachuca).
O Alajuelense, da Costa Rica, havia denunciado a participação dos dois clubes mexicanos na Copa do Mundo, cuja primeira edição será disputada de 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos, com a participação de 32 equipes de todas as confederações.