MundoBola Flamengo
·14 de julio de 2025
Gol Puskás, jogo épico e despedida: relembre duelos históricos entre Flamengo e Neymar

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 de julio de 2025
Flamengo e Santos se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. Um duelo que já é repleto de tradição, e a presença de Neymar no elenco santista adiciona a lembrança de confrontos históricos da década passada. Afinal, o Rubro-Negro protagonizou capítulos marcante contra o camisa 10 santistas durante a primeira passagem do atleta.
Entre a virada épica rubro-negra, o gol Puskás do atacante e até despedida, o histórico entre Neymar e Flamengo inclui seis confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Apesar dos bons números individuais do jogador, quatro gols e uma assistência, é o Mais Querido quem leva a vantagem: duas vitórias, três empates e uma derrota.
A seguir, o MundoBola Flamengo relembra os confrontos entre Flamengo e Neymar, com destaque para o jogo considerado por muitos o melhor da história dos pontos corridos.
O duelo mais marcante entre Neymar e Flamengo aconteceu em 27 de julho de 2011, na Vila Belmiro. O Santos abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com um golaço de Neymar. Uma jogada antológica que lhe rendeu o prêmio Puskás da Fifa de gol mais bonito da temporada.
Mas do outro lado estava Ronaldinho Gaúcho, que respondeu com três gols e liderou uma das viradas mais icônicas do Brasileirão. O Rubro-Negro fez dois ainda na primeira etapa para ir ao intervalo perdendo por um tento diferença, um de Ronaldo e outro de Thiago Neves.
A volta do intervalo foi de show do Camisa 10 do Mengão: dois gols, um delas na falta cobrada debaixo da barreira, e uma assistência para Deivid. Final: 5 a 4 para o Flamengo. O jogo foi descrito por muitos como um dos maiores da história.
Outro episódio marcante foi o Flamengo x Santos pela primeira rodada do Brasileirão de 2013, no Mané Garrincha. Não pelo futebol apresentado, mas sim por marcar o último jogo de Neymar antes da transferência para o Barcelona.
A partida foi morna, com alguns dribles do atacante e poucas chances de gol, mas fica marcada na história dos encontros entre o time e o atleta. Destaque para o substituto de Neymar naquele jogo: Gabigol, que anos mais tarde se tornaria ídolo rubro-negro.
2009 – Santos 1 x 2 Flamengo (26/07/2009)Primeiro encontro entre Neymar e o Flamengo. Ainda com a camisa 7 e aos 17 anos, Neymar atuou por 63 minutos. O Rubro-Negro venceu de virada na Vila Belmiro. Os gols foram de Adriano Imperador e contra do lateral-direito Pará, que também vestiu o Manto anos mais tarde, e foi fundamental para a campanha do título do Brasileirão.
2010 – Santos 0 x 0 Flamengo (05/12/2010)Empate sem gols no encerramento do Brasileirão. Neymar passou em branco, e os dois times encerraram suas campanhas sem grandes ambições na tabela.
2011 – Santos 1 x 1 Flamengo (23/10/2011)No segundo turno daquele Brasileirão, nova igualdade. Neymar participou bem da partida, mas desta vez sem gol.
2012 – Santos 2 x 0 Flamengo (12/09/2012)A única derrota do Flamengo para Neymar. Gols do então Camisa 11 e de Victor Andrade, aos 85 e 87 minutos, selaram a derrota rubro-negra.
O elenco do Flamengo se reapresentou nesta segunda-feira (14) para iniciar a preparação visando o confronto contra o Santos. Os treinamentos programados para a segunda e terça-feira serão realizados pela manhã no Ninho do Urubu, antes da delegação embarcar para São Paulo às 16h15 de terça.
Com 27 pontos, o Rubro-Negro pode ampliar sua liderança no Brasileirão com uma vitória na Vila Belmiro, contando ainda com uma confortável vantagem no saldo de gols.
No entanto, o técnico Filipe Luís terá três desfalques confirmados: Alex Sandro, Ayrton Lucas e Erick Pulgar, além da indefinição sobre a presença de Pedro para o duelo.