oGol.com.br
·17 de julio de 2025
Futuro sem Arias? Fluminense não venceu no Brasileiro de 2024 sem o colombiano

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17 de julio de 2025
John Arias está a caminho do Wolverhampton, seguindo os passos de André e cumprindo um objetivo de longa data: jogar no futebol europeu. A saída era esperada e foi adiada mais de uma vez por resistência do clube e até do próprio jogador, o que não diminui o desafio que virá: substituir o principal jogador do setor ofensivo.
Não é fácil mensurar a importância de Arias para o elenco atual. O que todos sabem, no entanto, é que o Fluminense terá de encontrar soluções rapidamente ao meio da temporada se quiser almejar feitos maiores. E não será fácil: o meia-atacante da seleção colombiana é hoje um dos melhores atletas em atividade não apenas no Brasil, como na América do Sul, e com destaque recente no Mundial de Clubes.
Arias, de 27 anos, é hoje presença quase certa nos jogos do Fluminense. Um dos seus trunfos é justamente a regularidade e capacidade física. O colombiano esteve em campo em todos os jogos do Brasileirão, da Copa do Brasil e do Mundial de Clubes, sendo apenas poupado em partidas do Carioca e do Copa Sul-Americana, sem problemas de lesão pelo caminho: participou de 34 dos 42 jogos do Tricolor em 2025.
Mas talvez o número mais forte para compreender o peso de Arias no elenco possa ser encontrado no difícil ano de 2024. O Fluminense lutou contra o rebaixamento no Brasileirão, e poderia ter tido vida mais fácil se tivesse o meia-atacante em todas as partidas. O retrospecto impressiona: foram 11 jogos sem ele, e o Flu não venceu uma vez sequer, com oito derrotas.
Com Arias, o aproveitamento no Brasileirão foi outro. 12 vitórias em 27 partidas e com as mesmas oito derrotas. Em 2025 a amostra é menor e, embora o Fluminense tenha vencido apenas dois de seus oito jogos sem o colombiano em campo, a maior parte destes foi com times alternativos em jogos de menor importância.
Não é fácil encontrar no mercado atletas que mantenham o nível ou com as mesmas características de Arias. As soluções podem estar já no elenco, embora o Fluminense estude reforços para o restante da temporada.
Antes mesmo da Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense apostou na contratação de Soteldo, jogador bem avaliado por Renato Gaúcho. O venezuelano deve ganhar mais espaço no Tricolor, porém com características bem diferentes de Arias. Com 1,59m, Soteldo está longe de ter a capacidade física de Arias, e tem como maior trunfo a imprevisibilidade nos dribles e passes, embora também sem a consistência do colombiano.
Em baixa com Renato Gaúcho e com relatos de atritos nos bastidores, Paulo Henrique Ganso é outro que pode surgir como opção. Veterano, Ganso sempre foi questionado pela falta de intensidade física, mas sua categoria com a bola e visão de jogo acima da média podem ser úteis. Novamente, com características muito distintas.
No mercado, começam a despontar os primeiros nomes associados ao clube. Bruno Zapelli, do Athletico Paranaense, e Marino Hinestroza, do Atlético Nacional e ex-Palmeiras, estariam em lista de avaliados pela diretoria, mas para já sem nada concreto.