Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting | OneFootball

Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·13 de octubre de 2024

Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting

Imagen del artículo:Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting

Desconhecido para muitos, Flávio Costa ganhará maior relevância no Sporting na próxima temporada. Com a saída de Hugo Viana no final de 2024/25, os leões anunciaram que Bernardo Palmeiro será o novo diretor-geral do futebol e que, juntamente com o diretor de scouting, passará a reportar diretamente a Frederico Varandas.

Flávio Costa iniciou a sua carreira no Benfica, como scout na categoria de juniores, antes de rumar ao Estoril e, posteriormente, ao Famalicão, onde se destacou na descoberta de talentos e na condução de negócios importantes. Entre as suas descobertas mais notáveis está Manuel Ugarte, médio que mais tarde vestiria a camisola do Sporting. No verão de 2023, foi Flávio quem aconselhou Rúben Amorim a avançar para a contratação de Morten Hjulmand, uma sugestão decisiva após a tentativa falhada de contratar André Trindade, do Fluminense.


OneFootball Videos


A confiança de Amorim em Flávio Costa é clara. Em 2021, o treinador leonino pediu à Direção a contratação do scout para liderar o departamento de análise e observação dos verdes e brancos. Na altura, Flávio rejeitou uma proposta do Benfica para aceitar o desafio em Alvalade. Desde então, a sua liderança tem tido um impacto visível no sucesso do Sporting no mercado de transferências, com contratações certeiras como Ousmane Diomande, Viktor Gyokeres e Manuel Ugarte.

Conhecido pela sua discrição e dedicação, Flávio Costa é reconhecido por passar longas horas em reuniões e no seu escritório, sempre focado em aperfeiçoar o trabalho de scouting no Sporting. A sua atenção aos detalhes e capacidade de organização têm permitido ao clube fazer aquisições estratégicas no mercado, refletindo o crescimento e a eficácia da sua equipa.

Flávio Costa não trabalha sozinho. Ao seu lado está Vicente Portal, um scout de 28 anos que o acompanhou desde os tempos de Famalicão. Especialista no mercado sul-americano, Vicente foi o responsável por descobrir Ugarte quando ainda jogava no Fénix, no Uruguai, reforçando o sucesso da equipa de scouting leonina.

Os que conhecem Flávio Costa destacam o seu profissionalismo e paixão pelo futebol. Rui Borges, ex-colega no Estoril e no Famalicão, elogiou a dedicação do scout, frisando o seu espírito de equipa e o profundo conhecimento do mercado. A sua metodologia e capacidade de adaptação aos diferentes contextos competitivos têm sido cruciais para o êxito do Sporting, tanto a nível desportivo como na gestão de transferências.

Ver detalles de la publicación