Coluna do Fla
·31 de agosto de 2025
Flamengo sai na frente, mas Volpi salva Grêmio e segura empate no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·31 de agosto de 2025
O Flamengo entrou em campo na tarde deste domingo (31), com a missão de vencer o Grêmio, no Maracanã. O Rubro-Negro dominou o jogo desde o início, mas demorou a balançar as redes. O primeiro gol saiu apenas aos 8 minutos do 2º tempo, com Arrascaeta. Depois disso, o Grêmio conseguiu empatar já na reta final, com o placar ficando em 1 a 1.
Com o empate, o Flamengo se manteve na liderança do Brasileirão, chegando a 47 pontos. A equipe mais próxima é o Cruzeiro, com 44. Contudo, o Palmeiras ainda joga neste domingo e pode chegar a 45.
Como era de se esperar, o Flamengo começou a partida pressionando a equipe adversária. O primeiro susto aconteceu logo aos 5 minutos de jogo. Logo após receber passe de Léo Ortiz, o uruguaio Varela se lançou à frente e tocou a bola para o meio da área. No lance, o goleiro gremista se chocou com o lateral do Fla, e parte da torcida pediu pênalti, mas a arbitragem tratou como lance normal.
Depois da pressão inicial, o Grêmio conseguiu se fechar e dar menos espaços para chances claras do Flamengo. Por conta disso, o Fla só voltou a levar perigo aos 26 minutos. Neste momento, Saúl fez lindo lançamento para Ayrton Lucas. Infiltrando na área, o camisa 6 cruzou para a marca do pênalti, buscando Pedro. No desespero, o zagueiro Noriega cortou de cabeça e quase marcou gol contra.
O Flamengo seguiu pressionando e sem sofrer sustos do Grêmio. Com a bola no pé, o Rubro-Negro criou as duas melhores chances do primeiro tempo já na reta final. Aos 40 minutos, em novo lançamento de Saúl, a bola chegou a Arrascaeta. O camisa 10 encontrou Pedro na pequena área. O centroavante conseguiu desviar bem, mas o goleiro Tiago Volpi evitou o gol do Flamengo.
O Mengo seguiu pressionando no minuto seguinte, até que Léo Pereira acertou novo cruzamento para Pedro. Desta vez, o centroavante conseguiu desviar a bola e superar o goleiro Tiago Volpi. No entanto, o zagueiro Noriega apareceu para salvar a bola em cima da linha. Esta foi a última grande oportunidade do Fla antes do fim da etapa inicial.
Durante o primeiro tempo, a torcida do Flamengo demonstrou irritação com o árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Isso porque, o juiz não concedeu cartões em faltas duras do Grêmio. Além disso, Zanovelli ainda deu cartão amarelo para Léo Ortiz, em lance que o zagueiro sequer fez falta. Esta punição, aliás, deixa o camisa 3 suspenso do próximo jogo do Fla no Brasileirão.
No retorno do intervalo, o Flamengo voltou sem mudanças na escalação. Na postura em campo, o Flamengo demonstrou que também seguiria com o mesmo ímpeto. Afinal, antes mesmo do relógio chegar a um minuto, o Rubro-Negro já havia criado o primeiro ataque, mas a zaga adversária conseguiu afastar.
Aos 3 minutos, depois de Arrascaeta cruzar a bola na área, o zagueiro Léo Pereira teve a chance de finalizar. Porém, a bola ficou na perna direita do defensor, que é canhoto. Com isso, na finalização, o camisa 4 chutou por cima do gol, sem grande perigo.
O Grêmio, que só se defendia, decidiu arriscar, mas foi daí que surgiu o gol do Flamengo. O time gaúcho se arriscou em contra-ataque, mas Ayrton Lucas conseguiu recuperar sem problemas e acionou Samuel Lino. O camisa 16 avançou e passou para Arrascaeta. O maestro tocou para Pedro, que fez rápida tabela. Recendo novamente, Arrasca fez finalização impecável, com um chute rasteiro no cantinho de Tiago Volpi, assim abrindo o placar aos 8 minutos.
O Flamengo passou perto de ampliar a vantagem aos 13 minutos. Isso porque, em cobrança de falta na entrada da área, o uruguaio De La Cruz caprichou, mas a bola passou tirando tinta da trave gremista.
Apesar da boa partida de Plata, o equatoriano foi o primeiro jogador do Flamengo a sair. Na vaga dele, Filipe Luís decidiu acionar Luiz Araújo. Com isso, o time não teve grande mudança tática, visto que os dois jogadores executam a mesma função.
O goleiro do Grêmio, que já tinha feito participações importantes no primeiro tempo, começou a se tornar de vez o melhor jogador do time gaúcho. Aos 17 minutos, Ayrton Lucas cruzou, e Léo Pereira fez lindo cabeceio. Mesmo no contrapé, o arqueiro conseguiu salvar na ponta dos dedos e ainda completou a defesa com um tapa, para impedir que Arrascaeta pegasse o rebote.
Aos 31 minutos, Filipe Luís fez mais duas alterações para manter o controle da partida. Dessa vez, dois jogadores saíram de uma vez: Pedro e De La Cruz. Nas vagas, entraram Bruno Henrique e Evertton Araújo. Vale destacar que os dois substituídos saíram aplaudidos pela torcida do Flamengo.
O Grêmio teve uma rara chance aos 38 minutos do 2º tempo. Após lançamento para Pavon, o atacante cruzou para a área, e a bola bateu na mão de Ayrton Lucas, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o goleiro Tiago Volpi converteu e empatou o jogo.
Com o empate, o Flamengo chegou a 47 pontos em 21 jogos, ocupando a liderança isolada do Brasileirão. O segundo colocado é o Cruzeiro, com 44 pontos e um jogo a mais. Vale destacar que o Palmeiras pode ultrapassar a equipe mineira. Isso porque, o time paulista tem 42 pontos e enfrenta o Corinthians na noite deste domingo (31). Contudo, mesmo se o time de Abel Ferreira vencer, o Flamengo seguirá com folga na primeira posição.
Tabela da competição providenciado por Superscore
Flamengo 1×1 Grêmio Gols: Arrascaeta – FLA (8′ 2ºT); Tiago Volpi (32′ 2ºT) Cartões amarelos: Kannemman e Dodi (GRE); Léo Ortiz (FLA)
Escalações: Flamengo – Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro. Técnico: Filipe Luís
Grêmio – Tiago Volpi, Marcos Rocha, Noriega e Marlon; Dodi, Cuellar, Edenilson e Cristian Olivera (Aravena); Braithwaite (Cristaldo) e Carlos Vinicius.