MundoBola Flamengo
·14 de abril de 2025
Filipe Luís pode ter dor de cabeça no meio-campo contra Juventude

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 de abril de 2025
O Flamengo entra em campo no próximo meio de semana para enfrentar o Juventude pelo Brasileirão, no Maracanã. O técnico Filipe Luís pode ter problemas para escalar a equipe. Isso porque dois pilares do meio-campo rubro-negro, Erick Pulgar e De La Cruz, estão pendurados. Além disso, o jogo seguinte é um clássico contra o Vasco.
Ambos são titulares absolutos e têm papel central no equilíbrio do time de Filipe Luís. Mas também compartilham outro ponto em comum: o histórico de muitos cartões. Pulgar, por exemplo, é conhecido pela intensidade nas disputas; De La Cruz, por seu jogo de transição e combatividade, também acumula advertências com frequência.
Com isso, a tendência é que pelo menos um dos dois seja poupado contra o Juventude. O objetivo da comissão técnica é claro: minimizar riscos e preservar peças fundamentais para o clássico. Mas a decisão cria um dilema — e abre espaço para testes no setor.
A atuação recente de Evertton Araújo contra o Central Córdoba-ARG, pela Libertadores, deixou a desejar. Cometendo erros de posicionamento e apresentando pouco dinamismo no meio-campo, o jovem formado na base pode receber nova chance contra o Juventude, mas ainda não passa a sensação que dará eficiência parecida da dupla pendurada.
A partida apagada pesa contra ele justamente no momento em que o time pode precisar de alternativas. Filipe Luís confia no potencial do atleta, mas a atuação mais recente pode fazer o técnico pensar duas vezes antes de escalá-lo como titular.
Allan surge como uma opção mais experiente para a vaga no meio. O volante vem tendo poucas oportunidades na temporada, mas nos minutos em que esteve em campo, mostrou evolução física e confiança renovada. Recuperado de lesões, ele é visto internamente como um nome em crescimento.
Sua capacidade de marcação, aliada à boa leitura de jogo, o credencia como substituto natural de De La Cruz, como tem acontecido em várias partidas na temporada.
Filipe pode recorrer também ao seu capitão e "Coringa", Gerson, que conhece muito bem a função. Atualmente, o camisa 8 tem jogado mais avançado, cortando da esquerda para o meio.
Correm por fora nomes que brilham na base do Mengão, como Rayan Lucas e Pablo Lúcio.
Com negociações avançadas com o Flamengo, o meio-campista do Arsenal, Jorginho, deve chegar para aumentar a concorrência na posição. Outro nome que costuma ser mencionado para reforçar o Mengão no setor é o de Andreas Pereira, que atuou como segundo volante no Rubro-Negro e também tem se destacado assim no Fulham.
En vivo
En vivo