Filipe Luis anuncia aposentadoria: relembre a carreira do lateral na Europa | OneFootball

Filipe Luis anuncia aposentadoria: relembre a carreira do lateral na Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MaisQueUmJogo - MQJ

MaisQueUmJogo - MQJ

·1 de diciembre de 2023

Filipe Luis anuncia aposentadoria: relembre a carreira do lateral na Europa

Imagen del artículo:Filipe Luis anuncia aposentadoria: relembre a carreira do lateral na Europa

Aos 38 anos, o lateral esquerdo Filipe Luis anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar dos gramado ao final da temporada. Em vídeo divulgado pelo Flamengo, o veterano reconheceu que não consegue mais jogar em alto nível.

“Estou me retirando do futebol profissional como atleta. Foi uma decisão muito difícil. Gostaria de jogar até os 45, mas infelizmente não é possível. Esse ano tive muitos problemas físicos que me levaram a ter dificuldade de disputar posição como titular. Me prometi que tomaria decisão de parar se não conseguisse jogar em alto nível”, declarou o lateral.


OneFootball Videos


No Flamengo desde 2019, Filipe Luis fez história no clube conquistando títulos importantes, como duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa e uma Copa do Brasil.

Mas antes do rubro-negro, Filipe Luis marcou seu nome na Europa, principalmente atuando no futebol Espanhol, se tornando ídolo de uma das maiores torcidas do país.

A carreira de Filipe Luis lá fora

Seu desempenho no Figueirense, entre 2003 e 2004, chamou a atenção dos europeus, e Filipe Luis acabou sendo negociado junto ao Ajax. O início na Europa não foi fácil para a sua adaptação.

Sem espaço, Filipe Luis chegou a ser emprestado duas vezes pela equipe holandesa: em 2005 para o Real Madrid Castilla, e em 2006 para o Deportivo La Coruña.

Filipe Luis foi contratado em definitivo pelo La Coruña em 2006 e começou a se destacar em solo europeu. Em 2008-09, ele conseguiu uma sequência de incríveis 66 partidas pela equipe da Galiza e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Espanhol.

Em 2010, quando defendia o La Coruña, Filipe Luis passou por um dos maiores dramas de sua carreira. Ele teve uma lesão grave no tornozelo, onde ficou metade do ano sem jogar.

“O doutor Rafael Arriaza salvou minha carreira. Quase perdi o pé, quase tiveram que amputar e no final fiz grandes temporadas”, disse ele, em entrevista ao Marca em 2022.

História no Atlético de Madrid

Ainda em 2010, as boas atuações pelo La Coruña fizeram com que o Atlético de Madrid contratasse o lateral esquerdo por pouco mais de 12 milhões de euros.

Pelo Atlético de Madrid, Filipe Luis se tornou ídolo nas duas passagens que teve, conquistando importantes títulos: duas Liga Europa, duas Supercopa da Uefa, ambos em 2012 e 2018, e o Espanhol de 2014.

Em 2014, o Chelsea pagou 25 milhões de euros para tirar Filipe Luis do Atlético de Madrid. Pelos Blues, ele conquistou a Copa da Liga e o Campeonato Inglês da temporada 2014-15.

Imagen del artículo:Filipe Luis anuncia aposentadoria: relembre a carreira do lateral na Europa

Filipe Luis em ação pelo La Coruña – Getty

Um ano depois, Filipe Luis acabou retornando ao Atlético de Madrid, onde era bastante querido pelos torcedores. O clube espanhol foi a sua saideira da Europa antes de fechar com o Flamengo.

Na Seleção Brasileira

As boas atuações dele na Europa o levaram para a Seleção Brasileira. O técnico Dunga foi o primeiro a convocar o lateral em 2009 para os jogos das Eliminatórias da Copa da África.

Filipe Luis não chegou a ser convocado para as Copas de 2010 e 2014, mas foi lembrado por Tite para defender a Seleção na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O veterano tem dois importantes troféus pela Seleção Brasileira: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa América de 2019, ambas disputadas no Brasil.

Ver detalles de la publicación