oGol.com.br
·11 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de diciembre de 2024
Borussia Dortmund e Barcelona protagonizaram um segundo tempo frenético com direito a cinco gols. Dono da partida, os Blaugranas deixaram a vantagem escapar duas vezes com empates relâmpagos, mas buscaram a vitória no fim e derrotaram os Aurinegros por 3 a 2, com dois gols de Ferrán Torres e um de Raphinha.
A nova vitória na Champions League colocou o Barça na vice-liderança, com 15 pontos somados em seis rodadas. Já o Dortmund perdeu sua posição na zona de classificação direta e terminou na nona colocação, com 12.
Borussia Dortmund e Barcelona protagonizaram um primeiro tempo movimentado no Signal Iduna Park. Com chances para os dois lados, os goleiros impediram a abertura do placar.
Empurrado pela sua torcida, o Dortmund começou melhor e pressionou nos primeiros minutos, mas o Barcelona rapidamente mostrou mais repertório técnico e assumiu o controle do meio-campo.
Dos dois lados, os pontas foram responsáveis por gerar as melhores oportunidades. Pelos alemães, Duranville deixou Baldé na saudade, invadiu a área pela direita e cruzou para Sabitzer mandar por cima da meta de Peña.
O Barcelona teve maior volume ofensivo, tentou municiar Lewandowski com cruzamentos e parou na falta de pontaria. Na grande oportunidade do primeiro tempo, Lamine Yamal descolou passe de trivela e Raphinha perdeu frente a frente com Kobel.
A velocidade elevada da partida permaneceu na etapa final, mas com os times calibrando a pontaria e encontrando o caminho do gol. Ainda com o domínio da partida, o Barcelona encaixou uma jogada primeiro e abriu o placar.
Aos sete, Dani Olmo lançou para Raphinha, que saiu na cara de Kobel e marcou o seu sexto gol na Liga dos Campeões e se isolou na vice-artilharia da competição, atrás apenas do companheiro Lewandowski.
A desvantagem sofrida cedo não intimidou o Dortmund, que correu atrás da reação e buscou um empate relâmpago. Aos 15, Cubarsí se precipitou, empurrou Guirassy fora da jogada e cometeu a penalidade. Na batida, o próprio centroavante cobrou com segurança e deixou tudo igual.
Apesar da produção ofensiva, Hans Flick optou pela mudança da configuração de ataque e apostou em Ferrán Torres e Fermín López nas vagas de Raphinha e Lewa. As mudanças fizeram a diferença e o Barça reencontrou o caminho das redes. Após trama de Yamal e Koundé pela direita, Fermín López recebeu cruzamento e parou em Köbel, mas no rebote Ferrán Torres empurrou para as redes.
Novamente na liderança do placar, os Culés viram o filme se repetir em Dortmund e outra vez deixaram a vantagem escapar de forma rápida. Três minutos depois do gol espanhol, Yan Couto achou passe açucarado para Gross disparar livre. O meia chegou antes do goleiro Peña e escorou para Guirassy tocar na meta vazia.
A nova igualdade no placar deixou a reta final de partida frenética. Em duelo direto pelas primeira colocações, Barça e Dortmund recusaram o empate e trocaram golpes em busca da vitória. Apesar do momento aurinegro, a chance do jogo caiu nos pés dos visitantes, que não perdoaram.
Em escanteio do Dortmund, o Barcelona ligou o contragolpe com Yamal. A joia blaugrana mostrou frieza para temporizar a jogada e servir no momento certo para Ferrán Torres. Na frente do goleiro, o atacante bateu cruzado, marcou pela segunda vez e fechou a vitória do Barça.