Coluna do Fla
·30 de abril de 2025
FERJ anuncia que calendário do Carioca terá mudanças já em 2026

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·30 de abril de 2025
Depois do Flamengo propor mudanças no regulamento do Campeonato Carioca para os próximos anos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) decidiu acatar a situação. Nesta quarta-feira (30), a entidade que organiza o torneio estadual anunciou que aceitou a proposta de readequação e que vai se reunir com os clubes para tratar da competição para 2026 e 2027.
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, logo ao fim do Campeonato Carioca Superbet 2025, debruçou-se sobre a realidade do futebol brasileiro e decidiu pela readequação do formato de disputa do Estadual mais charmoso e visto do país. Desde lá, o presidente Rubens Lopes e membros do Conselho de Administração da FERJ debatem e desenham uma fórmula que proteja e valorize o futebol como um todo: do calendário ao topo e base da pirâmide. Paralelamente, a FERJ vem conversando com os clubes participantes da Série A para apresentar a proposta. Não houve reunião alguma na sede da entidade para tratar tal tema. Mais à frente, em momento oportuno, será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Campeonato Carioca de 2026 e 2027.”
O Flamengo propôs à FERJ um novo calendário para o Campeonato Carioca. Na ocasião, o time rubro-negro apresentou um formato com redução de 15 para dez datas. Em reunião realizada na entidade, na noite da última terça-feira (29), os clubes alinharam um modelo de disputa do Estadual para 2026.
Inicialmente, a ideia é separar os 12 clubes em dois grupos de seis, diferentemente da atual edição, em que foi formada uma liga. Dessa forma, as equipes da chave A enfrentam as da chave B. Além disso, os quatro primeiros colocados de cada parte disputam as quartas de final em jogo único e semifinal com ida e volta. Por fim, a decisão seria definida em apenas uma partida.
Assim sendo, com menos datas para a disputa do Campeonato Carioca, os clubes poderiam focar mais no planejamento, como contratações e organização do elenco. Além disso, as equipes poderiam disputar torneios de pré-temporada, como o Flamengo tem feito nos últimos anos.