Portal dos Dragões
·14 de agosto de 2025
FC Porto pensa em Giovanni Fabbian para reforçar o meio campo

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 de agosto de 2025
O FC Porto terá manifestado interesse na contratação de Giovanni Fabbian, médio que se evidenciou pelo Bologna na temporada 2024/25, somando quatro golos e uma assistência em 41 partidas oficiais.
A informação foi avançada esta quarta-feira pelo jornalista italiano Matteo Moretto, especialista em mercado de transferências, durante uma conversa no canal oficial de YouTube do colega Fabrizio Romano.
Os dragões não estarão, contudo, isolados nesta disputa, já que a AS Roma tem acompanhado com particular interesse o percurso do jogador de 22 anos, tal como o Napoli, que, porém, não estará disposto a entrar em ‘loucuras’.
O Bologna, equipa onde o internacional sub-21 italiano tem contrato até junho de 2028, já terá declarado que o jogador é uma peça importante do projeto desportivo e, por agora, não tenciona avançar para a sua venda.
Quem é Giovanni Fabbian?
Natural de Camposampiero, Giovanni Fabbian iniciou a sua formação no Padova, chamando a atenção da Internazionale, que o ‘resgatou’ para as camadas jovens em 2018, quando tinha 15 anos.
O médio não conseguiu consolidar-se no Stadio Giuseppe Meazza e cumpriu empréstimos ao Genoa e à Reggina, até que, no verão de 2023, foi transferido em definitivo para o Bologna por cerca de cinco milhões de euros.
A Internazionale manteve uma cláusula de recompra fixada nos 12 milhões de euros, que expirou este ano, pelo que a hipótese de o integrar no plantel dirigido pelo romeno Cristian Chivu está, neste momento, descartada.
Meio-campo ‘lotado’
O eventual interesse do FC Porto em Fabbian surge numa altura em que o novo treinador, o italiano Francesco Farioli, dispõe de várias opções para o meio-campo, fruto do elevado investimento realizado neste verão.
No triunfo categórico por 3-0 sobre o Vitória SC, na jornada inaugural da edição 2025/26 da I Liga, o técnico, ex-Ajax, apostou num trio composto por Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga.
Aos 65 minutos, o espanhol cedeu o lugar a Stephen Eustáquio, enquanto no banco permaneceu Rodrigo Mora, que passou de titular indiscutível sob o comando do argentino Martín Anselmi para uma função mais de recurso.
Ficaram de fora da convocatória Marko Grujic (em fim de contrato e com possibilidade de rumar a Espanha, onde o Real Oviedo tem demonstrado interesse), Tomás Pérez (utilizado no empate sem golos do FC Porto B diante do Feirense) e Vasco Sousa (associado ao interesse do Vitória SC e ainda em vias de saída).