FC Porto divulga comunicado sobre decisão do Comité de Controlo Financeiro da UEFA | OneFootball

FC Porto divulga comunicado sobre decisão do Comité de Controlo Financeiro da UEFA | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·5 de julio de 2025

FC Porto divulga comunicado sobre decisão do Comité de Controlo Financeiro da UEFA

Imagen del artículo:FC Porto divulga comunicado sobre decisão do Comité de Controlo Financeiro da UEFA

O FC Porto anunciou, na passada sexta-feira, um comunicado relativo à decisão do Comité de Controlo Financeiro (CFCB) da UEFA, que se debruça sobre a não conformidade com os critérios do regulamento de Sustentabilidade Financeira.

Segue o comunicado na íntegra:


OneFootball Videos


“O Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, assim como o público em geral, sobre a decisão do Comité de Controlo Financeiro (CFCB) divulgada na sexta-feira pela UEFA, a qual se relaciona com a não conformidade em relação aos critérios do regulamento de Sustentabilidade Financeira.

O CFCB determinou que o FC Porto não cumpriu o indicador de “estabilidade” (“football earnings”), que se refere ao valor acumulado do football earnings reportado nos dois últimos exercícios, que terminarão em junho de 2024, ou seja, nas épocas de 2022/2023 e 2023/2024. O Clube apresentou um desvio negativo acumulado de 50 milhões de euros em relação ao limite regulatório. Em consequência, o CFCB iniciou um procedimento (“opening of proceedings”), no qual o FC Porto teve a oportunidade de propor e apresentar à UEFA medidas corretivas imediatas, assim como um plano de sustentabilidade financeira de médio prazo que permita ao clube cumprir com este indicador de maneira consistente, a partir do exercício de 2024/2025.

Os resultados positivos do primeiro semestre do exercício de 2024/2025, que se encerra em dezembro de 2024, com resultados operacionais muito favoráveis, um aumento nas receitas comerciais e uma diminuição nos custos operacionais, aliados aos resultados de transações de jogadores que resultaram nas vendas já anunciadas, em especial no mercado de janeiro de 2025, permitiram ao FC Porto demonstrar ao CFCB da UEFA que (i) ao final do exercício de 2024/2025, o FC Porto irá já reduzir significativamente o desvio negativo dos dois exercícios anteriores e (ii) o Clube está atualmente em um processo de recuperação e estabilização financeira bem estruturado.

Assim, ao contrário das decisões do CFCB em casos de não conformidade com o indicador de estabilidade, que frequentemente resultam em um acordo de regularização com a UEFA, com sanções desportivas e limitações de gastos a longo prazo (normalmente referidos como estando “sob a supervisão do fair-play financeiro”), a decisão divulgada hoje consiste na aplicação de uma multa de 750 mil euros e uma multa condicional de 4,25 milhões de euros, que não será devida caso o FC Porto cumpra o indicador de estabilidade durante o período de monitorização de 2025/2026, que abrange os exercícios de 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025.

O FC Porto reafirma a sua determinação em cumprir rigorosamente todas as regras e regulamentos a que está sujeito, especialmente os que se referem ao regulamento de Sustentabilidade Financeira da UEFA.”

Ver detalles de la publicación