Leonino
·2 de agosto de 2025
Exclusivo Leonino: Nuno Saraiva chama "sonso" a Lage e diz que Sporting foi prejudicado na Supertaça

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·2 de agosto de 2025
Exclusivo Leonino - Nuno Saraiva abordou derrota do Sporting frente ao Benfica na Supertaça e deixou duras críticas à postura de Bruno Lage
Nuno Saraiva analisou a derrota do Sporting frente ao Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira, no passado dia 31 de julho. Neste Exclusivo Leonino, o antigo Diretor de Comunicação dos leões mostrou-se descontente com a prestação da arbitragem, que afirma ter sido condicionada pelo Benfica, deixando fortes críticas ao técnico dos encarnados, Bruno Lage.
“Parece me que este jogo mostrou, em relação ao jogo dos Cinco Violinos, uma evolução do ponto de vista qualitativo por parte da equipa do Sporting. Usando o mesmo sistema tático, tivemos claramente uma melhoria qualitativa face ao jogo dos Cinco Violinos. Depois acho, francamente, que o que é preciso dizer sobre este jogo, mais do que qualquer outra coisa, é o regresso aos tempos do Vieirismo no Benfica, que face à arbitragem teve resultados. As manobras das 48 horas anteriores desde que foi conhecido o nome do Fábio Veríssimo para arbitrar este jogo da Supertaça, promovidas pelo Benfica, desde os comunicados, as tentativas de condicionar o árbitro nas 48 horas anteriores…. Foram bem-sucedidas”, começou por dizer.
De seguida, Nuno Saraiva insistiu no “regresso ao Vieirismo”, afirmando que espera uma intervenção por parte do Conselho de Disciplina: “Foi claramente um regresso ao pior do futebol português, àquilo que foram os tempos negros do Vieirismo no Benfica. Aguardo com muita expetativa qual é a posição do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Espero sinceramente que o Benfica, até pela violação ética e dos regulamentos que implicou aquele comunicado, seja severamente punido e aguardo com muita expetativa o posicionamento do Conselho de Disciplina”.
Nuno Saraiva: "Houve uma dualidade de critérios que é evidente"
Sem perder tempo, o antigo jornalista relembrou alguns lances polémicos do dérbi, considerando que a arbitragem não foi neutra: “Houve uma dualidade de critérios que é evidente. Na minha perspetiva fica um penálti por assinalar sobre o Trincão, havendo ainda um lance sobre o Harder em que há um empurrão e depois uma agressão do Dedic em que a falta é assinalada, mas não é dado qualquer cartão. Há claramente aqui uma permissividade em relação à conduta dos jogadores e treinadores do Benfica”.
Por fim, Nuno Saraiva não se esqueceu do comportamento do treinador do Benfica, a quem teceu duras críticas: “Existem imagens evidentes na transmissão televisiva em que Bruno Lage, na linha lateral, insulta com impropérios graves, não sei se um jogador, um árbitro, e não foi expulso. Se há coisas que nós sabemos é que o treinador do Benfica é um sonso. É um sonso porque é claramente um cordeirinho nas conferências de imprensa, como alguém muito bem comportado, mas depois a sua conduta na linha lateral é de um arruaceiro daqueles que já não me lembro há muito tempo de ver no futebol português, desde os tempos de Sérgio Conceição”.