Leonino
·1 de mayo de 2025
Exclusivo Leonino - Marta Soares e os árbitros dos jogos do Sporting: "Deviam dedicar-se à pesca"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·1 de mayo de 2025
Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, está confiante na conquista do título. Numa fase decisiva do Campeonato, com os leões e Benfica empatados no topo da tabela, o histórico dirigente não tem dúvidas de o conjunto de Rui Borges é mais forte, mas deixa duras críticas às arbitragens, referindo que muitos deles não têm qualidade suficiente.
"O Sporting está com a raça de leão. O Sporting está a assumir a força do querer. A força ganhadora e, por isso, entre uma equipa e outra, que o Sporting terá condições de levar por diante, aquilo que os sportinguistas todos desejam, que é ganhar o campeonato", começou por dizer.
Sem grandes rodeios, Jaime Marta Soares apontou o dedo às arbitragens em Portugal e defendeu que os erros têm sido constantes e graves: "Venha o Diabo e escolha. Isso não é problema do Sporting, nem do Benfica, nem nenhuma das outras equipas… é efetivamente da incapacidade e da desonestidade intelectual e moral de muitos árbitros. Muitos deles deviam era dedicar-se à pesca, em vez de quererem ser árbitros de futebol".
"Muitas vezes erram, mas há os que erram intencionalmente"
O ex dirigente reconhece que existem erros intencionais, mas acredita que a maior parte acontece por inaptidão. "É uma questão de competência. Muitas vezes erram, mas há os que erram intencionalmente… mas há os que erram mesmo por incapacidade e por incompetência e até com alguma cobardia, e até efetivamente, de se libertarem, das pressões que possam ter de um lado e doutro." Por isso, defende que ninguém pode atirar a primeira pedra: "Entre o Benfica e o Sporting, venha o diabo e escolha em termos de arbitragens e ninguém pode atirar a pedra ao ar."
Sobre a situação de Morten Hjulmand, que poderá falhar o dérbi caso veja amarelo no próximo jogo, Marta Soares defende uma postura cautelosa: "Como nunca se sabe qual é a personalidade que vai apitar o jogo e para que lado é que vai a sua incompetência, seria melhor prevenir do que remediar." E vai mais longe na análise ao comportamento do capitão: "O capitão do Sporting tem tão bom de jogador como às vezes de irreverente. E muitas das vezes podia ser mais comedido, o facto de ter a braçadeira, dá-lhe mais responsabilidades e devia ter mais equilíbrio mental".
Por fim, falou sobre o avançado Viktor Gyokeres, elogiando o seu valor e apelando à defesa do investimento leonino. "Acho que o Sporting devia ter posto o dobro do preço da cláusula. Ele é um jogador que toda a Europa o quer. Quem tem Gyokeres, tem tudo. mas há coisas que são inevitáveis, e há os direitos do cidadão. É um jogador mas tem os seus direitos consagrados e as suas ambições. Isto é no futebol como em tudo, quem tem categoria é que vale. Vai ser extremamente cobiçado e, quando chegar a altura, sai com muita pena minha porque ele e mais dez", concluiu.
En vivo