Ex Sporting sem papas na língua: "Dava-me prazer ir à Luz e ser insultado" | OneFootball

Ex Sporting sem papas na língua: "Dava-me prazer ir à Luz e ser insultado" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·12 de enero de 2025

Ex Sporting sem papas na língua: "Dava-me prazer ir à Luz e ser insultado"

Imagen del artículo:Ex Sporting sem papas na língua: "Dava-me prazer ir à Luz e ser insultado"

Quaresma, ex Sporting, fala da sua carreira

|


OneFootball Videos


Ricardo Quaresma, jogador formado no Sporting, partilhou, durante um evento da Taça da Liga, vários momentos da sua carreira. O antigo extremo, que também passou por Barcelona ou Porto, falou, entre outros temas, sobre o gosto pelos jogos grandes, e ainda sobre o racismo no futebol.

"A rua ensina-te muita coisa. Podes não ter muitos estudos, mas se tiveres a escola da vida, vais sobreviver. É mais uma questão de personalidade. Os jogos que gostava eram os que tinham esses ambientes. Estive em plantéis com grandes nomes, grandes jogadores, mas que quando chegava o momento da verdade, aquilo tremia tudo", começou por dizer Ricardo Quaresma.

Prosseguiu, explicando o que o distinguia: "E a mim dava-me prazer ir ao Estádio da Luz e ser insultado do início ao fim. E eu era insultado porquê? Porque eles temiam, sentia que eles tinham medo de mim e era isso que me entusiasmava".

Atirou, de seguida: "Racismo? Hoje olhamos para o Vinícius, que também procura isso. Mas eu ouvia muita coisa. Agora, vou deixar de jogar porquê? Por me chamarem cigano? Eu sou cigano. Por chamarem-me preto? A minha mãe é africana. Vais sair de campo porque te estão a chamar isso? É a minha cor, é o meu santo. Deem-me a bola que vou calá-los. Era o que me movia. Adorava fazer golo na Luz e ver aquela águia".

Terminou, com a garantia de que sempre foi bem tratado pelos vários clubes, mesmo os adversários: "A rivalidade dentro de um estádio é normalíssima e um jogador que entra ali não pode ligar ao que está cá fora", explicou o antigo internacional português, e um dos vencedores do Euro 2016 pela seleção nacional.

Ver detalles de la publicación