Glorioso 1904
·9 de abril de 2025
Ex Benfica estava em campo quando Fehér morreu: "Foi mesmo à minha frente"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·9 de abril de 2025
Miklós Fehér morreu a 25 de janeiro de 2004 e, deste então, é o protagonista de um dos momentos mais dolorosos e arrepiantes do futebol português. O falecimento, ocorrido durante um jogo entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, uniu o país numa dor coletiva que ignorou rivalidades clubísticas e que é, ainda hoje, lembrada, principalmente por quem a viveu de perto, como é o caso de Armando Sá.
O antigo jogador húngaro estava em campo quando se deu a tragédia e, numa entrevista ao Desporto ao Minuto, publicada esta quarta-feira, 9 de abril, recordou o trágico momento e descreveu, ao detalhe, o que todos sentiram dentro de campo.
"Foi um momento difícil para todos. Não é fácil perder um colega, uma pessoa que todos os dias vês, então uma perda destas acaba por afetar todo o mundo… Infelizmente, estava no campo e foi mesmo à minha frente, no lado direito, foi tudo muito rápido… Pensávamos até que era uma situação para perder tempo, ele entra a meio da segunda parte e, depois, assiste o Fernando Aguiar para o golo, aos 90 minutos. Faltavam não mais do que dois minutos de jogo quando aquilo acontece", começou por lembrar o ex-jogador, que prosseguiu.
"No momento, não nos passou pela cabeça uma coisa dessas. Depois, tentaram reanimá-lo ali, no momento, mas também não foi fácil, estava a chover e era quase impossível pôr os equipamentos de reanimação ali no campo… Levou-se para o hospital, mas mesmo assim… Nós não queríamos acreditar", acrescentou.
Armando Sá, ainda nesta conversa, classificou o momento como "uma tragédia" e recordou, também, os momentos que se seguiram à morte do atleta em campo: "Foi complicado, o grupo sentiu muitas dificuldades em entrar no balneário e ver que faltava ali uma peça… um jovem sorridente, alegre… um colega e um amigo. Mas tínhamos de dignificar o nome dele e penso que conseguimos vencer a Taça de Portugal também graças à força que nós púnhamos no Miki".
Miklós Fehér, recorde-se, perdeu a vida no relvado do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, nos minutos finais do jogo entre vimaranenses e encarnados. O avançado caiu inanimado no relvado e acabou por não resistir a uma cardiomiopatia hipertrófica.