Zerozero
·23 de julio de 2025
Espanha elimina Alemanha às custas de Aitana Bonmatí e chega à final do Europeu pela primeira vez

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 de julio de 2025
Está decidido: vai haver despique entre Inglaterra e Espanha na final do Euro 2025 feminino. Frente à Alemanha - seleção com mais títulos na competição -, a formação espanhola pendeu a partida a seu favor em virtude do tento solitário de Aitana Bonmatí (0-1), estrela maior da constelação orientada por Montsé Tomé, alcançando a final da prova pela primeira vez na história.
Logicamente favorita para este duelo, a seleção espanhola dominou com alguma naturalidade as incidências e foi somando as melhores ocasiões, sobretudo durante a primeira parte.
Klara Bühl até começou por dar o primeiro sinal mais a favor do conjunto alemão - boa intervenção de Cata Coll -, mas rapidamente La Roja começou a somar as melhores oportunidades.
Patri Guijarro não deu com o alvo, enquanto Esther González aqueceu, pela primeira vez no encontro, as luvas de Ann-Katrin Berger num período onde a Espanha controlou as incidências e mais perto esteve da vantagem.
Pelo meio, Bühl voltou a ser a jogadora mais perigosa da Alemanha, mas nem assim o marcador mexeu nos primeiros 45 minutos, mesmo com a tentativa de Irene Paredes ter embatido com estrondo na trave da baliza germânica.
Na etapa complementar, a equipa comandada por Montsé Tomé voltou a apresentar-se melhor, contudo, a Alemanha equilibrou e o jogo acabou por seguir para o prolongamento.
Nesse período, a Espanha voltou a apresentar-se em melhores condições e logrou, de vez, o triunfo. Surgida sobre a direita da área após passe de Athenea Del Castillo, Aitana Bonmatí aproveitou a fraca cobertura da guardiã alemã ao seu poste mais próximo e selou a passagem à final.
No final, a festa espanhola destoava em grande medida com a desilusão das jogadoras alemãs.