Chelsea Fans Brasil
·15 de agosto de 2025
Enzo Maresca revela que a equipe está pronto para a temporada mas espera partida difícil contra o Crystal Palace na primeira rodada da Premier League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·15 de agosto de 2025
A Premier League retorna neste final de semana, com partidas iniciando nesta sexta-feira (15/08) para a nova temporada.
Campeões Mundiais e quarto colocado na última temporada, o Chelsea enfrenta o Crystal Palace na primeira rodada da competição no domingo (17/08) em Stamford Bridge.
Nesta sexta-feira, Enzo Maresca esteve frente a frente com a imprensa pela primeira vez para competições oficiais nesta temporada, revelando informações sobre a forma da equipe, lesões e muito mais.
“Achamos que estamos prontos, mas precisamos esperar que a competição real verifique isso. Como você disse, foi uma pausa bastante curta. Vamos tentar estar prontos.” “Sim, com certeza é algo novo [o pouco tempo de descanso]. É algo que infelizmente não sabemos a resposta porque nunca aconteceu antes. Para mim, para os cientistas do esporte, para o médico, é algo novo. Não sabemos a resposta e vamos reagir a esta nova situação. É por isso que precisamos prestar atenção a todos os detalhes.”
Jogador fundamental no sistema defensivo do Chelsea na última temporada, o zagueiro Levi Colwill sofreu uma lesão no retorno à Cobham, sendo submetido a uma cirurgia.
Fora da equipe por tempo indeterminado, o defensor inglês está em processo de recuperação e Maresca falou sobre sua situação.
“Ele [Levi Colwill] está bem. Estou ciente de que ele tem que ficar fora por um longo tempo. É uma grande perda para nós. Você sabe o quão importante Levi tem sido para nós na última temporada, para a maneira como queremos jogar. Dissemos muitas vezes que somos capazes de criar chances e atacar da maneira certa se formos capazes de construir da maneira certa. Levi foi uma grande parte da nossa construção e agora ele está fora e vamos tentar encontrar uma solução diferente.”
Sem Levi Colwill e com Wesley Fofana e Benoit Badiashile muito propensos a lesões, o Chelsea fica com opções reduzidas para este início de temporada e Enzo Maresca não escondeu seu desejo de contratar mais um zagueiro para seu elenco.
“Estamos tentando encontrar uma solução internamente, mas o clube sabe exatamente o que eu penso.” “Acho que precisamos de um zagueiro central. Estamos procurando uma solução interna, mas como eu disse, o clube sabe exatamente o que eu penso.” “Temos um elenco fantástico. Estamos felizes com o elenco que somos, sem dúvida. Mas dissemos muitas vezes que, quando a janela está aberta, tudo pode acontecer.”
Com muitos reforços para esta temporada e com a conquista da Copa do Mundo de Clubes no último mês, a perspectiva em relação ao Chelsea mudaram se comparado a última temporada.
Embora muitos apostem no Chelsea como um postulante ao título, Enzo Maresca afirmou estar focado apenas no amanhã e não para o final da temporada.
“Para mim, isso mostra o quão bom o time foi na última temporada. Porque, como você disse, quando entrei para o clube há um ano, o barulho ao redor do clube era completamente diferente do que agora, por muitas razões. Agora, pessoalmente, eu sempre digo que não gosto de olhar em dois meses, em três meses, em quatro meses, porque isso não existe no futebol.” “Gosto de assistir amanhã, gosto de estar focado no jogo de amanhã, que será em dois dias contra o Palace. Então, em termos de meta, meu objetivo pessoal, o objetivo da equipe é tentar melhorar a cada dia e depois veremos o que acontece.”
Arne Slot, treinador do Liverpool revelou que acreditava que o Chelsea conquistasse o título da Premier League na última temporada, colocando os Blues como um dos favoritos na competição.
Enzo Maresca reagiu à fala do treinador dos Reds, que conquistaram o título inglês na última temporada.
“Isso é o que [Arne] Slot disse sobre nós na última temporada?” “Eu não sei, para ser honesto. Eu já disse, não presto atenção ao que as outras pessoas dizem sobre nós. Também porque é fácil dizer que mais clubes estão envolvidos. Eu não gosto de jogar esse tipo de jogo. Gosto de me concentrar nos jogadores, tentar melhorar e então o que eles dizem, eles podem dizer o que querem.”
Enzo Maresca conta com muitos reforços em áreas fundamentais em seu elenco, contando ainda com saídas importantes de jogadores que não renderam o esperado na última temporada.
Questionado sobre o quão forte a equipe estaria iniciando esta temporada em relação à campanha anterior, Maresca afirmou que são uma equipe melhor e destacou o trabalho para ser melhor a cada partida.
“Somos uma equipe melhor, com certeza, em comparação com um ano atrás. A razão é porque trabalhamos juntos todos os dias durante uma temporada. Acho que o que o clube, o que a equipe conquistou na primeira temporada foi o melhor, fantástico. Terminar [a temporada com a vaga] na Liga dos Campeões, a Conference League, essa era a competição em que estávamos. O clube trabalhou duro. Mais do que isso, era muito difícil conseguir algo mais. Agora é uma nova temporada e veremos.”
Adversário do Chelsea, o Crystal Palace vem de feitos históricos, conquistando a FA Cup em cima do Manchester City e a FA Community Shield em cima do Liverpool no último final de semana, além de terminar a temporada passada com vaga em competições europeias.
Enzo Maresca admitiu esperar uma partida muito difícil contra o Crystal Palace, mesmo jogando em Stamford Bridge.
“Vai ser muito, muito difícil. Foi o Community Shield, foi a FA Cup contra o City. Eles venceram em duas finais, provavelmente os dois melhores times dos últimos 10 a 15 anos na Inglaterra, Man City e Liverpool. Isso mostrará o quão competitivos seremos no domingo.” “Acho que em ambos os jogos [da temporada passada contra o Palace] provavelmente merecíamos algo mais, mas às vezes você não merece e ganha pontos, então é futebol, é normal. Mas com certeza, como eu disse, as duas finais que eles venceram mostram o quão bons eles são.”
Wesley Fofana está treinando com a equipe e embora não tenha entrado em campo nos dois amistosos de pré-temporada, Enzo Maresca havia revelado que o zagueiro poderia estar pronto para retornar contra o Crystal Palace.
No entanto Enzo Maresca não quis revelar detalhes da recuperação do jogador, dando detalhes porém das situações de Benoit Badiashile e Trevoh Chalobah.
“Ele [Wesley Fofana] poderia estar disponível. Veremos. Benoit [Badiashile] está no processo de voltar. Romeo Lavia é exatamente o mesmo e Trev [Chalobah] está bem.”
Com a ausência de Levi Colwill, o Chelsea precisará contar com a qualidade de seus zagueiros ou da contratação de um novo defensor para construir a saída de bola da equipe com qualidade.
Maresca falou sobre a necessidade de se adaptar com as peças do elenco, destacando a característica de seus homens defensivos.
“Quando construímos, construímos com Levi [Colwill] no meio [e não do lado esquerdo da defesa]. É diferente do jogador do meio e do lado esquerdo. No ano passado, jogamos 64 jogos e jogamos 64 jogos com Levi [Colwill] e Tosin [Adarabioyo]. Agora Levi está fora e o único que ele pode fazer bem esse trabalho é Tosin. Mas temos Premier League, Liga dos Campeões, esse tipo de jogo.” “O restante, eles podem se adaptar. [Jorrel] Hato é novo, ele nunca jogou como o cara do meio na temporada passada. Portanto, não se trata de ser um zagueiro central. Sim, [ele é um] zagueiro central. Ele pode fazer isso? É diferente, não se trata apenas disso.” “E também temos jogadores que, infelizmente, como Wes [Fofana] ou Benoit [Badiashile], eles têm neste momento alguns problemas. E esta é a razão pela qual eu disse que o clube sabe exatamente o que eu penso sobre os zagueiros.”
En vivo
En vivo