AVANTE MEU TRICOLOR
·4 de agosto de 2024
Entenda por que Zubeldía citou Cristiano Ronaldo para exaltar Luiz Gustavo no São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·4 de agosto de 2024
Luiz Gustavo se tornou referência na equipe do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
Vigor físico, intensidade em treinos e jogos, liderança, humildade... Para quem ouve tais virtudes pode achar que se trata do astro português Cristiano Ronaldo, exemplo de comprometimento com o esporte. Mas as palavras de Luis Zubeldía eram para um jogador bem mais perto.
O volante Luiz Gustavo teve mais uma boa aparição pelo São Paulo, na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na noite deste sábado (3), pelo Brasileirão. O veterano acertou 93% dos passes e quatro das cinco bolas lançadas em distância. Conseguiu ainda duas interceptações no jogo, em que os cariocas não tiveram tanto poder ofensivo.
E Zubeldía, encantado com o comprometimento do jogador, alertou que não é de hoje que Luiz Gustavo vem se destacando pelo Tricolor.
“Pode surpreender a muitos o Luiz Gustavo de hoje, mas faz dez partidas que vem jogando bem. Quando cheguei, estava se recuperando de uma lesão e comecei a ver seu rendimento nos treinamentos e o que poderia alcançar. Apesar da idade, o rendimento físico do treinamento era de um jogador top. Distância, intensidade... Quando pegou ritmo futebolístico através dos trabalhos, consideramos que merecia uma oportunidade. Fizemos isso e então começamos a ver o que era. O que mais me surpreendeu foi a humildade para treinar de maneira silenciosa e demonstrar no treinamento”, afirmou o técnico na entrevista coletiva após a vitória no Morumbi.
Zubeldía seguiu enaltecendo o volante, dizendo que temos aqui, no São Paulo, um atleta de alto nível, comparado até mesmo a Cristiano Ronaldo.
“Às vezes, conversamos com os jovens e falamos 'ganhe sua posição nos treinamentos'. Eles não têm que olhar as redes sociais para procurar Real Madrid ou Bayern em busca de exemplos, temos ele aqui. Isso é o melhor que pode passar ao grupo: um jogador que seja exemplo, isso é importante para os jovens. Cristiano Ronaldo está longe, olhe o Luiz como treina”, elogiou o comandante tricolor.
Aos 37 anos, Luiz Gustavo esbanja saúde e foi titular em 11 dos últimos 12 jogos da equipe. Só perdeu o duelo com o Grêmio por cumprir suspensão automática.
Ele se aproveitou das baixas sofridas pelo Tricolor no setor para mostrar que podia dar conta do recado. Os antigos titulares Pablo Maia e Alisson tiveram que passar por cirurgias após se lesionarem, e Bobadilla esteve um período fora para defender o Paraguai na Copa América.
E foram nestas ausências que Luiz Gustavo apareceu e tomou conta da posição. Neste Brasileirão, o camisa 16 fez 14 partidas, 12 delas como titular.
Ele detém médias de um chute por jogo, número incomum para um primeiro volante, 92% de acerto nos passes e 74% nas bolas longas.
Defensivamente, Luiz tem números de 1.5 interceptações, 1.4 desarmes e 3.4 bolas recuperadas por jogo, segundo dados do site especializadoSofascore. É um jogador que assumiu carência que parecia impossível, já que Alisson era o ‘motorzinho’ tricolor em campo, e deixa o torcedor tranquilo no desfalcado setor são-paulino.