Entenda como JP Sampaio ajuda Abel Ferreira na integração de jogadores da base no profissional | OneFootball

Entenda como JP Sampaio ajuda Abel Ferreira na integração de jogadores da base no profissional | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·20 de marzo de 2025

Entenda como JP Sampaio ajuda Abel Ferreira na integração de jogadores da base no profissional

Imagen del artículo:Entenda como JP Sampaio ajuda Abel Ferreira na integração de jogadores da base no profissional

O Palmeiras tem sido referência quando se trata de futebol de base. Nos últimos anos, o clube tem revelado grandes talentos, como os casos dos atacantes Endrick e Estêvão. O coordenador João Paulo Sampaio é um dos responsáveis pela captação desses atletas. O profissional completou, neste mês, 10 anos de clube.

Desde que chegou ao Palmeiras, no fim de outubro de 2020, o técnico Abel Ferreira aproveitou algumas das revelações das categorias de base do Verdão. Sob seu comando, por exemplo, atuaram o zagueiro Vitor Reis, o volante Danilo, o meia Luis Guilherme e o atacante Endrick, todos jogando, no momento, no futebol europeu.


OneFootball Videos


Atualmente, o treinador conta com Estêvão como um dos destaques do elenco. O atleta, porém, já está em clima de despedida, já que se junta ao elenco do Chelsea após a disputa do Mundial de Clubes, em julho. Ainda fazem parte do elenco os zagueiros Benedetti e Naves, o lateral esquerdo Vanderlan, os meio-campistas Allan e Figueiredo e os atacantes Luighi e Thalys.

Na comissão de Abel Ferreira, o auxiliar técnico Vitor Castanheira é o responsável pela ligação entre base e profissional. Constantemente, o Palmeiras tem apoio de jovens das categorias como sub-17 e sub-20 para completar o treino. Em homenagem a JP Sampaio, por 10 anos de Palmeiras, Abel Ferreira citou o trabalho conjunto e como tem ajuda do profissional para trabalhar com os jovens.

“É muito fácil falar do João. Uma pessoa extremamente simples de trabalhar, que estava conosco logo no primeiro dia em que cheguei ao clube. Desde então, nossa relação tem sido extraordinária. Ele é quem escolhe os atletas e os potencializa na Base, nós depois os colocamos para jogar no momento certo. Dar-lhe os parabéns por tudo o que tem conquistado, não só esportiva e financeiramente, porque ser coordenador da Base é também ensinar o homem. Tenho certeza de que o Palmeiras não só forma jogadores, também forma homens”, disse treinador sobre o trabalho de João Paulo.

O Palmeiras vem de 316 jogos seguidos utilizando pelo menos uma Cria da Academia no time. A última vez que o Alviverde entrou em campo sem nenhum atleta formado na base foi num duelo diante do Grêmio, no dia 15 de janeiro de 2021. Naquela oportunidade, o time comandado por Abel Ferreira empatou por 1 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro do ano anterior.

A escalação do Palmeiras naquela partida foi: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Alan Empereur (Kuscevic) e Viña; Émerson Santos, Zé Rafael e Raphael Veiga (Lucas Lima); Breno Lopes, Rony (Luiz Adriano) e Willian (Gustavo Scarpa).

Neste ano, Abel ganhou como reforço da base o zagueiro Benedetti, os meias Allan e Figueiredo, além dos atacantes Thalys e Luighi.

Com elenco recheado de jovens, o Palmeiras se prepara para a disputa da segunda final do Campeonato Paulista. Depois de sair com a derrota por 1 a 0, no Allianz Parque, o Verdão vai até a Neo Química Arena, na quinta-feira, para o jogo de volta, que acontece a partir das 21h35 (de Brasília).

Ver detalles de la publicación