
Gazeta Esportiva.com
·12 de agosto de 2025
Entenda como Abel trabalha para reforçar “mentalidade de campeão” em elenco reformulado do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de agosto de 2025
O Palmeiras passou por dias turbulentos após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Corinthians. A vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, pelo Brasileirão, aliviou a pressão sobre o time. O técnico Abel Ferreira, com um elenco reformulado e jovem em mãos trabalha para reforçar a “mentalidade de campeão” para seguir na briga pelos dois títulos restantes: Brasileiro e Libertadores.
Após o triunfo de virada no Allianz Parque Brasileiro, tratou o cenário como “de caos total e absoluto“. O treinador, o diretor Anderson Barros e a presidente Leila Pereira, foram alvos de protestos por parte da torcida, enquanto o CT foi alvo de ataque de rojões e bombas.
Abel Ferreira está no comando do Palmeiras desde outubro de 2020 e vive, na atual temporada, o “pior” período, com um elenco que passou por muitas chegas e saídas desde o fim de 2024, quando conquistou o último título: o Paulista daquele ano. Desde que chegou ao clube, Abel tem pelo menos um título por ano.
“Como sabem, minha função aqui é tentar arranjar soluções, ajudar esses jogadores novos que estão conosco, começam a conhecer realmente o que a cobrança de jogar no Palmeiras. Tem que lutar por títulos. São jogadores que alguns ainda não ganharam nada. Uma equipe jovem. São jogadores que sabemos muito bem o que podem nos dar no presente e no futuro”, disse.
“Meu foco total e absoluto é na equipe, esses jogadores perceberem o que é uma mentalidade de campeão, o que é uma atitude de campeão, o que é jogar no Palmeiras a e sentir o peso dessa responsabilidade. E por muito que nos custe esse momentos (eliminação), tem coisas más, sim, e que lamento profundamente, mas tem cosias boas, que é o fato de ajudar e alertar os jogadores para que é o crescimento e foco. E um alerta de que neste clube só há o ganhar, ganhar ou ganhar, não há outra forma de ser ou estar”, seguiu.
Neste ano, o Palmeiras contratou nove reforços: Bruno Fuchs, Emiliano Martínez, Facundo Torres, Khellven, Lucas Evangelista, Micael, Paulinho, Ramón Sosa e Vitor Roque. Por outro lado, teve outras 13 saídas (Caio Paulista (empréstimo), Dudu, Estêvão, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Lázaro, Mayke, Naves (empréstimo), Richard Ríos, Rony, Vitor Reis e Zé Rafael). Além disso, Vanderlan também está de saída e deve ser o 12°.
O Palmeiras está na briga pelo Campeonato Brasileiro e pela Libertadores. Nesta quinta-feira, o Verdão começa a decidir as oitavas de final da competição, contra o Universitario-PER. O jogo de ida acontece no Estádio Monumental, em Lima, a partir das 21h30 (de Brasília).