MundoBola Flamengo
·25 de febrero de 2025
Engenhão recebe semifinal entre Flamengo e Vasco com mando rival

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 de febrero de 2025
Está definido! O Engenhão vai receber o jogo de ida entre Flamengo e Vasco pela semifinal do Campeonato Carioca. Quem avançar na série de dois jogos, joga a final contra Fluminense ou Volta Redonda.
A decisão aconteceu em reunião da Ferj com os quatro semifinalistas, nessa terça-feira (25), às 16h (horário de Brasília).
O Vasco não vai poder mandar o jogo em São Januário por questões de segurança. Além disso, o regulamento da Ferj prevê 50% de torcida para ambas as equipes, o que seria impraticável no estádio vascaíno.
Vale lembrar que o último confronto entre Flamengo e Vasco aconteceu em 2020, e a vitória flamenguista, por 2 a 1, revoltou a torcida da casa, que iniciou quebra-quebra e confusão generalizada do lado de fora do estádio, assim como em 2017, quando iniciou a confusão dentro do estádio.
Por isso, ficou definido, após a reunião com os clubes, que o Engenhão será o palco da partida com mando de campo do Vasco, na ida da fase semifinal. Vale lembrar do movimento recente dos jogadores contra o gramado sintético, estilo de campo presente no Engenhão.
As partidas de ida e volta acontecerão nos próximos sábados, nos dias 1º e 8 de março, respectivamente. Os horários também foram definidos, e ambos os jogos acontecem às 18h.
Para conseguir a liberação do Bepe para que o jogo acontecesse no Engenhão, o Vasco vai fechar os setores Norte e Sul pensando na segurança. Portanto, o estádio terá apenas Leste e Sul em funcionamento.
Os vascaínos, com isso, fogem de um novo confronto no Maracanã. Além da freguesia para o Flamengo, o time luta contra o fantasma do estádio.
A última vitória da equipe no estádio foi sobre o Atlético-MG, por 1 a 0, em 2023. Desde então, são nove partidas sem vencer no estádio, incluindo a goleada histórica por 6 a 1 no ano passado.
São cinco derrotas no estádio, além de quatro empates. A lista conta com derrota até para o Nova Iguaçu.
A tendência era que os jogos de ida e volta acontecessem no Maracanã, com 50% de torcida para cada clube. No entanto, o Vasco, assim coo seus torcedores, se posicionou contra essa possibilidade e buscou o Engenhão, já que São Januário não seria uma opção.