E AS CHANCES DE LIBERTADORES? São Paulo ainda tem boa probabilidade de se classificar: veja os números | OneFootball

E AS CHANCES DE LIBERTADORES? São Paulo ainda tem boa probabilidade de se classificar: veja os números | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·8 de octubre de 2024

E AS CHANCES DE LIBERTADORES? São Paulo ainda tem boa probabilidade de se classificar: veja os números

Imagen del artículo:E AS CHANCES DE LIBERTADORES? São Paulo ainda tem boa probabilidade de se classificar: veja os números

Tricolor em sua última aparição na Liberta, na queda para o Botafogo (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Apesar da vexatória derrota por 2 a 0 para o vice lanterna Cuiabá na última rodada do Brasileirão, o São Paulo deu sorte com tropeços de seus rivais abaixo da tabela e se manteve na 5ª posição na classificação, com 47 pontos.


OneFootball Videos


Esta colocação classificaria o Tricolor para a etapa eliminatória da Copa Libertadores, anterior a fase de grupos da competição sul-americana.

Para não ter que passar por estas eliminatórias, basta ao São Paulo terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro melhores, ou contar com a extensão da vaga direta a Libertadores ao quinto colocado, que se daria se o Botafogo terminar no G4 e também for campeão da Liberta.

Após a 29ª rodada, o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), consolidado instituto nacional, atualizou as probabilidades das equipes no Brasileirão 2024.

As chances de título nacional são quase inexistentes, na prática. Os números da UFMG evidenciam bem o milagre que seria necessário para que isso acontecesse. O São Paulo tem 0,11% de probabilidade de ser campeão brasileiro neste ano.

A briga do Tricolor neste restante de temporada é bem clara. A equipe foca na classificação para a próxima Taça Libertadores de América. E as chances são boas.

Conforme a UFMG, o São Paulo tem 65,6% de chances de se classificar para o principal torneio da América do Sul. O estudo não faz distinção do G4, apontando a probabilidade geral em conseguir a vaga, seja direta a fase de grupos, ou não.

Mas a meta dentro do Morumbi é uma só: garantir a classificação já para a fase de grupos. Além de não ter que enfrentar rivais, às vezes de alto calibre já nas eliminatórias da ‘pré-Libertadores’, a equipe terá mais tempo até estrear pelo torneio, o que alivia o abarrotado calendário dos clubes brasileiros.

Se terminar fora da zona de classificação ao principal torneio do continente, restará ao São Paulo a disputa da Copa Sul-Americana. As chances de acabar com vaga no torneio são atualmente de 34,3%. Esperamos que caia cada vez mais e não se concretize.

Ver detalles de la publicación