Glorioso 1904
·11 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·11 de noviembre de 2024
A passagem de José Mourinho pela Turquia tem sido bastante atribulada. O antigo técnico do Benfica, numa altura em que se equaciona uma possível saída do Fenerbahçe, voltou a ser alvo de críticas pelos seus comentários ao futebol do país.
"Um treinador que chegou cá há quatro meses está a criticar o futebol turco, e, se não gosta, que se vá embora", começou por afirmar Fernando Muslera, em declarações reproduzidas pelo jornal Turkiye Today, prestadas após o apito final para o triunfo conquistado pelo Galatasaray sobre o Samsunspor, por 3-2.
"Ninguém está a dizer nada, mas penso que alguém deveria dizer-lhe alguma coisa. Temos de prestar mais atenção àqueles que estão a fazer com que o futebol turco evolua", completou o internacional uruguaio de 38 anos de idade.
Lembre-se que o técnico tem sido bastante crítico relativamente ao futebol turco, tendo mesmo dando a entender que estava 'arrependido' de se ter mudado para o Fenrbahçe. "Quem quer ver esta liga turca no estrangeiro? Têm a Premier League, a liga francesa, a liga alemã, a liga portuguesa e a liga neerlandesa. Por que razão deviam ver isto? Eu antes não assistia. Comecei a ver quando me convidaram para vir para a Turquia. Aí, sim, comecei a olhar. Fi-lo para conhecer os meus futuros jogadores. A minha atenção não estava nos jogos, mas sim em conhecer os jogadores”, revelou o técnico.
Recorde-se que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham.
Em 2023/24, José Mourinho esteve à frente da Roma, mas a sua passagem não foi bem-sucedida, resultando na sua saída a meio da temporada, depois de ter somado apenas 13 vitórias em 28 jogos. Atualmente, tenta reerguer a sua carreira no colosso turco, Fenerbahçe, onde já disputou 18 partidas, conseguindo 10 vitórias, cinco empates e foi apenas derrotado pelo Galatasaray por 3-1, pelo conjunto do Lille por duas bolas a uma, na terceira pré-eliminatória da qualificação para a Liga dos Campeões 2024/25 e pelo Az Alkmaar na Liga Europa.