
Gazeta Esportiva.com
·22 de mayo de 2025
Dorival admite Corinthians pouco criativo, mas vê melhora defensiva: “Estamos seguros”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de mayo de 2025
O Corinthians não brilhou, mas venceu o Novorizontino por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena, e confirmou sua classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. O técnico Dorival Júnior admitiu que o time “está devendo” ofensivamente, mas valorizou o momento defensivo da equipe.
“Aconteceu defensivamente e não ofensivamente. Acho que nós ficamos muito estáticos em determinados momentos, de costas para a última linha adversária. Infiltramos pouco”, analisou o treinador.
“Defensivamente, em sete jogos, não tomamos gol em quatro. E não estamos sofrendo. Esse é um ponto que temos que valorizar. Os posicionamentos e os comportamentos estão sendo respeitados. A equipe está segura. Estamos devendo no sentido de buscarmos uma criação mais efetiva, mas esse equilíbrio virá a partir do momento que tenhamos o retorno de jogadores como Garro e Memphis em totais condições”, acrescentou.
Apesar de esperar os retornos de Memphis Depay e Rodrigo Garro, Dorival Júnior evita cravar um prazo para a volta da dupla. Ele também disse que não pode colocar toda a responsabilidade de uma evolução ofensiva em cima dos dois jogadores.
“Hoje eles [Memphis e Garro] treinaram. Estão melhorando a cada momento. É um processo moroso, cada um com uma dificuldade. Mas estão crescendo, já estão sendo liberados para trabalhos mais intensos, inclusive com bola. Isso já é um avanço muito importante”, afirmou.
“Tudo vai acontecer naturalmente. Não posso imaginar que o retorno deles irá resolver nossos problemas. Existe uma memórias das funções que eles faziam, não quero que eles as percam, mas que acrescentem novas ideias”, completou.
O treinador vê o descontentamento da torcida com o desempenho da equipe como natural, mas diz que o Corinthians está “ganhando corpo”.
“A torcida vai cobrar quando perceber que a equipe precisa de uma melhor movimentação, é natural. Porém, nunca vi uma torcida apoiar como a do Corinthians. A equipe está adquirindo confiança, está encorpando. Não vamos sustentar as partidas da forma como nós queremos, é natural que ao longo do jogo o desgaste seja maior. Mas, mesmo assim, sustentamos o jogo e finalizamos a partida de forma organizada. Eles esperavam que a gente se abrisse mais em razão dos apupos da torcida, não foi o que aconteceu. Espero que continue assim, o crescimento só vai acontecer quando todos os jogadores estiverem preparados e em condições de dar uma ótima resposta. Isso acontecerá mais vezes em razão da sequência que teremos”, finalizou.
O Timão ainda não conhece o seu adversário na fase seguinte do torneio. Os confrontos serão definidos através de um sorteio, em data a ser divulgada pela CBF. Os jogos das oitavas estão previstos para as semanas dos dias 30 de julho e 6 de agosto.
O Corinthians agora vira a chave para o Brasileirão. Neste sábado, a equipe mede forças com o Atlético-MG, na Arena MRV, pela décima rodada da liga nacional. A bola rola a partir das 21h (de Brasília).