AVANTE MEU TRICOLOR
·4 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·4 de enero de 2025
Cria de Cotia em primeiro treino pelo time paranaense (JP Pacheco/Cortiba)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Diferente do que dirigentes do São Paulo informaram ao AVANTE MEU TRICOLOR, o atacante Caio Matheus foi anunciado oficialmente pelo Coritiba como sendo um reforço "em definitivo". Ou seja, a cria de Cotia não terá mais vínculo com o clube do Morumbi.
Aos 20 anos, Caio foi repassado ao Coxa com o Tricolor mantendo 45% dos direitos federativos. O tempo do contrato não foi revelado pelos paranaenses, mas o atacante já apareceu nas imagens do treino de sexta-feira (3) da nova casa.
Caio Matheus estreou no time principal do São Paulo em 2022, sob o comando do técnico Rogério Ceni. Naquela temporada, participou de três partidas e balançou as redes uma vez. Antes, integrou a equipe Sub-20, treinada por Alex, ex-jogador e ídolo do Coritiba.
Ainda em 2022, uma grave lesão sofrida enquanto defendia a Seleção Brasileira sub-20 o afastou dos gramados por meses. Após sua recuperação em 2023, não recebeu mais oportunidades no elenco principal do São Paulo.
Ao todo em 2024, foram 36 partidas pelo sub-20 são-paulinos, com três gols marcados.
Apesar de não estar diretamente relacionada, a liberação de Caio para o Coxa tem como objetivo principal no Morumbi facilitar a transferência de Natanael, lateral-direito de 22 anos, com quem o São Paulo já tem apalavrado um contrato de quatro anos.
Com a saída de Rafinha, que não acertou a renovação e acabou assinando contrato com o próprio Coritiba, a chegada de um lateral-direito se tornou essencial para o Tricolor neste ano. Há Igor Vinícius como principal peça do setor. E promessas da base como Igor Felisberto e Moreira. Esse último ainda carrega a esperança de ser envolvido na negociação pela liberação antecipada de Wendell ao Porto, apesar do técnico Luis Zubeldía pedir sua permanência.
Conforme nossa reportagem revelou, o São Paulo apresentou nesta sexta-feira (3) uma proposta ao Coxa para ter Natanael. E depois de exigir dinheiro, o clube paranaense cedeu e aceitou as condições do negócio propostas: troca de jogadores pela liberação, com manutenção de parte dos direitos.
A contrapartida curitibana, segundo apuramos, é que o Coxa quer mais jogadores além do atacante Caio Matheus, que já está acertado para jogar no Couto Pereira por empréstimo neste ano.
O São Paulo apresentou uma lista. E o Coritiba se interessou por Luan, que retornou de empréstimo do Vitória valorizado pelo relativo bom Brasileirão que fez. Mas o volante se recusou a se transferir para o Paraná. Não quer jogar a Série B.
Mais reuniões acontecerão nos próximos dias para se tentar avançar na negociação. O Tricolor vai avaliar outros nomes para serem oferecidos.
O Coritiba vem tentando prorrogar o contrato de Natanael nos últimos meses, mas as primeiras propostas foram recusadas pelo estafe do jogador. Na situação atual, o lateral poderá assinar um pré-contrato com outro clube a partir do começo de julho, podendo sair de graça.
Cria do próprio Coritiba, Natanael subiu ao time principal em 2020 e vem sendo o titular absoluto da lateral desde 2021. Ele soma 183 jogos pelo Coxa, com três gols e 12 assistências. Só em 2024 foram 48 partidas, com dois gols e seis assistências.