MundoBola Flamengo
·24 de julio de 2025
Destaque na vitória do Flamengo, Viña é bastante elogiado por Filipe Luís: 'Acabou com o jogo'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de julio de 2025
A noite de quarta-feira (23) foi de alívio e afirmação para a Nação Rubro-Negra. Em uma partida complicada fora de casa, o Flamengo buscou uma virada fundamental por 2 a 1 contra o Red Bull Bragantino, com destaque para atuação de Matías Viña.
Segundo o técnico Filipe Luís, a atuação de gala não foi uma surpresa para quem acompanha o dia a dia do clube, mas a dimensão do seu impacto, até mesmo para o comandante, foi inesperada.
Em entrevista coletiva após o apito final, o técnico revelou que a escalação do uruguaio como titular chegou a ser cogitada, mas a gestão de sua condição física, ainda delicada, ditou a estratégia.
"Eu queria ter colocado o Viña de titular hoje, mas até conversei com o Arrascaeta e, se começasse com ele, iria ter que tirar com 60 minutos", confidenciou Filipe Luís.
A preocupação era clara: evitar uma sobrecarga em um atleta que, no ano anterior, sofreu uma lesão no ligamento do joelho, um dos traumas mais temidos por jogadores de futebol, além de fratura na tíbia e lesão no menisco.
"Preferi usar no segundo tempo por isso. O jogo estava mais aberto e pudemos explorar mais a força dele. Confesso que não esperava que ele acabaria com o jogo como fez", destacou o treinador.
A aposta não poderia ter sido mais certeira. Com o time em desvantagem, Viña entrou e deu nova vida à lateral-esquerda, apoiando o ataque com consistência e sendo decisivo. Foi ele quem iniciou a jogada para o gol da virada, marcado por Wesley
Para o técnico, no entanto, a performance memorável não é fruto do acaso, mas sim da dedicação exemplar do atleta nos treinamentos. Filipe Luís fez questão de exaltar o profissionalismo do uruguaio e conectar a noite mágica em Bragança Paulista ao esforço diário no Ninho do Urubu.
"Mas não é surpresa. É só ver como ele treina. O futebol te devolve", finalizou o comandante.
Em agosto de 2024, em jogo contra o Palmeiras pelo Brasileirão, o uruguaio sofreu as lesões e só voltou a treinar em março deste ano, após sete meses afastado. Ele só conseguiu voltar a campo no dia 1º de junho, na goleada sobre o Fortaleza, atuando poucos minutos. Desde então, tem entrado esporadicamente, ganhando ritmo de jogo e condicionamento.