
Gazeta Esportiva.com
·21 de agosto de 2025
Destaque na classificação do São Paulo, Rafael é o segundo goleiro com mais pênaltis defendidos pelo clube no século

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de agosto de 2025
Rafael foi um dos destaques da classificação do São Paulo sobre o Atlético Nacional, na noite da última terça-feira, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, no Morumbis. O goleiro se tornou o segundo com mais pênaltis defendidos pela equipe neste século.
Com a camisa do São Paulo, Rafael já defendeu sete cobranças, sendo seis em disputas e uma no tempo normal. O jogador é o vice-líder em penalidades defendidas no século, empatado com Tiago Volpi e atrás apenas de Rogério Ceni (50).
Nos duelos contra o Atlético Nacional, Rafael defendeu dois pênaltis e foi peça fundamental para a classificação do Tricolor.
Na ida, no Estádio Atanasio Girardot, o goleiro defendeu a segunda cobrança de Edwin Cardona no jogo e a partida terminou empatada em 0 a 0. Nesta terça-feira, no Morumbis, já na disputa de pênaltis, Rafael pegou a primeira penalidade do time colombiano e o Tricolor venceu por 4 a 3.
Com o goleiro embaixo das traves, o São Paulo já participou de sete decisões de pênalti e tem quase 50% de aproveitamento. Foram três classificações/títulos do Tricolor e quatro eliminações. Rafael defendeu pelo menos uma cobrança em cinco dessas disputas.
Contratado em janeiro de 2023, vindo do Cruzeiro, o goleiro já disputou 158 jogos com a camisa do São Paulo. Tituçar absoluto, foi campeão da Copa do Brasil (2023) e da Supercopa do Brasil (2024).
En vivo