
Gazeta Esportiva.com
·30 de julio de 2025
De olho em Derby, Corinthians tenta se aproveitar de equilíbrio em clássicos em 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de julio de 2025
O Corinthians terá uma decisão pela frente nesta quarta-feira. O Timão encara o Palmeiras, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Esse será o décimo clássico que o Corinthians disputa na atual temporada. O clube possui números equilibrados diantes dos três principais rivais: Palmeiras, São Paulo e Santos. Contudo, o aproveitamento do Alvinegro ainda é inferior aos 50%.
O Corinthians disputou nove clássicos contra os três principais rivais paulista em 2025. Foram, ao todo, quatro vitórias, dois empates e três derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 48,27%.
O rival que o Corinthians mais vezes enfrentou nesta temporada foi justamente o adversário desta quarta-feira: o Palmeiras. O Timão esteve frente à frente com o Alviverde em quatro oportunidades. Neste recorte, somou uma vitória, dois empates e amargou uma derrota.
O primeiro encontro entre as equipes, ainda na fase de grupos do Paulista, terminou empatado em 1 a 1 no Allianz Parque. Depois, o Corinthians voltou a encarar o Palmeiras na grande decisão do Estadual e ergueu o título. O Alvinegro venceu a ida por 1 a 0 e segurou o empate sem gols no jogo de volta.
Já no mais recente Derby, o Corinthians foi dominado pelo Palmeiras. O Timão sofreu dois gols em cinco minutos e foi derrotado por 2 a 0, na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Tal derrota, inclusive, foi o ‘início do fim’ do trabalho de Ramón Díaz no time de Itaquera.
Se os números do Corinthians contra o Palmeiras são equilibrados, o cenário muda quando são analisados os clássicos contra São Paulo e Santos. O Alvinegro ainda não venceu o rival Tricolor em 2025, mas se mostrou soberano contra o adversário da Baixada Santista.
O Timão duelou com o São Paulo em duas oportunidades em 2025 e, em ambas, saiu derrotado no Morumbis. Primeiro, ainda na primeira fase do Paulista, perdeu por 3 a 1. Já mais recentemente, pela 15ª rodada do Brasileirão, foi superado novamente, dessa vez por 2 a 0.
Por outro lado, diante do Santos, foram três confrontos e três vitórias na Neo Química Arena. Na fase de grupos do Paulista, triunfo por 2 a 1. Na semifinal do Estadual, o placar se repetiu. Por fim, na nona rodada da Série A, o Corinthians ganhou por 1 a 0, já com Dorival Júnior.
O Derby desta quarta-feira, inclusive, será o primeiro de Dorival à frente do Corinthians. Até o momento, o comandante acumula, em clássicos, uma vitória (Santos) e uma derrota (São Paulo). O mata-mata contra o Palmeiras terá peso extra e pode decidir o futuro do técnico, que segue ameaçado no comando do Timão.