Gazeta Esportiva.com
·23 de junio de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de junio de 2024
Atual campeã da Eurocopa, a Itália faz um jogo decisivo contra a pressionada Croácia, terceira colocada na Copa do Mundo de 2022. O clima é de final, pois o duelo significa classificação (ou chance de avançar ao mata-mata) ou eliminação. A bola rola às 16h (de Brasília), na Red Bull Arena, em Leipzig, na Alemanha, com transmissão do SporTV.
A Itália depende apenas de um empate para garantir vaga nas oitavas de final da Euro. A seleção italiana está na segunda colocação do Grupo B, com três pontos. Como venceu a Albânia, que também pode chegar a quatro pontos e enfrenta a Espanha no mesmo horário, a Azzurra levaria vantagem no critério de desempate – no caso, confronto direto.
Contudo, a pressão é que uma derrota complicaria a vida dos italianos, que seriam ultrapassados pela Croácia. Assim, teriam de secar a Albânia para terminar em terceiro lugar e depender dos outros grupos. Na Euro, os quatro melhores terceiros colocados garantem vaga no mata-mata.
A Itália largou na Euro com vitória por 2 a 1 sobre a Albânia e perdeu para a Espanha por 1 a 0 na última rodada.
A pressionada Croácia, por sua vez, perdeu para a Espanha por 3 a 0, na estreia, e depois empatou por 2 a 2 com a Albânia. Desta forma, na lanterna do grupo, ela é praticamente obrigada a vencer a Itália nesta segunda-feira.
Em caso de empate, além de secar a Albânia, a Croácia dependeria de um milagre para avançar na terceira colocação com dois pontos. Duas seleções (Áustria e Eslováquia) têm três pontos e estão em terceiro lugar em seus grupos. Assim, seriam duas vagas a menos para brigar.
Croácia: Livakovic; Stanisic, Sutalo, Erlic, Josko Gvardiol; Luka Modric, Kovacic, Sucic; Pasalic, Kramaric e Budimir.
Técnico: Slatko Dalic.
Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bastoni, Calafiori, Cambiaso; Jorginho, Barella, Frattesi; Chiesa, Lorenzo Pellegrini e Scamacca.
Técnico: Luciano Spalletti.
A arbitragem da partida será composta inteiramente por holandeses, com Danny Makkelie como árbitro principal, e Hessel Steegstra e Jan de Vries como assistentes. Rob Dieperink ficará à frente do VAR.