
Central do Timão
·21 de julio de 2025
Corinthians protocola denúncia ao STJD por cantos homofóbicos da torcida do São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·21 de julio de 2025
Nesta segunda-feira, 21 de julho, o Corinthians protocolou uma denúncia contra o São Paulo após cantos homofóbicos de sua torcida durante o clássico Majestoso realizado no último sábado, 19 de julho, no Estádio do Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A informação foi publicada inicialmente pelo UOL Esporte.
O Corinthians enviou o documento para Confederação Brasileira de Futebol, STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) e à Federação Paulista de Futebol (FPF) e, nele, colocou os vídeos que registram os atos preconceituosos proferidos na reta final da segunda etapa.
Foto: Divulgação/São Paulo FC
Ainda conforme divulgado inicialmente pela Rádio Bandeirantes logo após a partida, o árbitro Anderson Daronco não registrou os cânticos homofóbicos em súmula porque disse que “não ouviu”. Por outro lado, registrou nela reclamações do preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes.
“Manifestamos nossa mais veemente inconformidade e indignação com as condutas discriminatórias, e confiamos que o STJD adotará, exemplarmente, medidas adequadas no sentido de responsabilizar os envolvidos e evitar a repetição de lamentáveis episódios”, se manifestou o Corinthians em ofício assinado pelo presidente em exercício, Osmar Stabile, e superintendente jurídico, Leonardo Pantaleão.
No Campeonato Brasileiro 2023, em duelo contra o próprio São Paulo, na Neo Química Arena, realizado em maio daquele ano, Corinthians foi punido por cantos homofóbicos de sua torcida direcionados aos atletas adversários e chegou a atuar diante do Vasco, dias depois, sem público em Itaquera. Até o momento, é o único clube do Brasil que recebeu esse tipo de advertência.
Naquela ocasião, os telões da Neo Química Arena emitiram comunicados alertando os torcedores dos riscos de um punição. Diante disso, o Corinthians punido com uma multa de R$ 100 mil e deixou de arrecadar pouco mais de R$ 2 milhões de renda no duelo contra o Cruz-Maltino, em Itaquera.
Veja Mais: