
Central do Timão
·22 de mayo de 2025
Corinthians mantém bom retrospecto em jogos da terceira fase da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 de mayo de 2025
O Corinthians garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Novorizontino nos dois jogos da terceira fase. Em ambos os confrontos, o Timão conquistou a vitória pelo placar mínimo de 1 x 0.
O clube alvinegro tem bom retrospecto na terceira fase da competição: passou de fase em sete das oito vezes em que disputou essa etapa. A primeira participação foi em 2014, quando enfrentou o Bahia. Na ocasião, venceu o jogo de ida por 3 x 0 e, mesmo com a derrota por 1 x 0 na volta, garantiu a classificação pela soma dos placares.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Três anos depois, em 2017, o Corinthians superou o Luverdense: venceu por 2 x 0 no Mato Grosso e empatou por 1 x 1 na Neo Química Arena. Já em 2019, enfrentou o Ceará na Arena Castelão, onde venceu por 3 x 1 no jogo de ida. Na volta, foi derrotado por 1 x 0 em Itaquera, mas avançou com o agregado de 3 x 2.
A única eliminação nesta fase aconteceu em 2021. Sob o comando de Sylvinho, o time perdeu para o Atlético-GO por 2 x 0 na Neo Química Arena e empatou por 0 x 0 em Goiânia, sendo eliminado sem marcar gols na série.
Em 2022, o Corinthians enfrentou a Portuguesa-RJ. Empatou por 1 x 1 no Estádio do Café, em Londrina, e venceu por 2 x 0 em casa, avançando com tranquilidade. No ano seguinte, em 2023, foi derrotado pelo Remo por 2 x 0 no jogo de ida, fora de casa. No entanto, devolveu o placar em Itaquera e garantiu a vaga nos pênaltis.
Na edição de 2024 o clube já havia superado o América-RN. Venceu por 2 x 1 fora de casa e repetiu o placar na Neo Química Arena. Contra o Novorizontino, venceu o primeiro duelo no interior paulista por 1 x 0, com gol de Héctor Hernández, e confirmou a classificação com outra vitória por 1 x 0 em casa, com gol de Yuri Alberto.
Criada em 1989, a Copa do Brasil passou a contar com uma terceira fase apenas a partir de 2013, quando os times que disputavam a Conmebol Libertadores entravam diretamente nas oitavas de final. O ano de 2021 marcou a mudança de regulamento, com esses clubes passando a disputar também a terceira fase do torneio nacional de mata-mata.
Veja mais: