Coluna do Fla
·23 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·23 de enero de 2025
O canal SporTV, na televisão por assinatura, lançou na última quarta-feira (22) o documentário ‘A Reinvenção do Flamengo‘, que aborda a transformação do clube. No entanto, nesta quinta (23), o Conselho de Grandes-Beneméritos do Mais Querido emitiu um comunicado oficial pedindo respeito. Além disso, o Rubro-Negro elevou o tom e definiu o programa como ‘manipulado’ pela emissora.
“O Conselho de Grandes Beneméritos do Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar repúdio ao teor desrespeitoso e manipulado exibido no Sport TV sob o título “A reinvenção do Flamengo”. Fica patente a falta de compromisso com os fatos pretéritos e a profunda injustiça com a maioria dos personagens que ajudaram a escrever a história do Clube mais querido do Brasil. Ademais, fica para quem viu a matéria e não tenha conhecimento de causa, a imprecisão que o Flamengo desde sua fundação até anos recentes, foi vilipendiado pela opinião pública e malconduzido pelos seus dirigentes. Esqueceram que começamos em 1895, em sala alugada, e chegamos a Campeão do Mundo no futebol e no basquete, maior número de atletas em delegações olímpicas, maior campeão de remo e conseguimos ser o maior Clube do Mundo, com 45 milhões de torcedores e a maior marca desportiva do país. Que fique bem claro que o Flamengo não nasceu ontem e quem colaborou para a construção desse imenso patrimônio que somos hoje, merece o mínimo de respeito. NÃO DESRESPEITEM A GRANDEZA DO FLAMENGO!”
O documentário ‘A Reinvenção do Flamengo‘, produzido pelo SporTV, possui quatro episódios e traz os bastidores do clube carioca no início do século. Dessa forma, o programa destaca a reestruturação financeira que transformou o Rubro-Negro em uma potência do futebol brasileiro e mundial.
No documentário realizado pelo SporTV, nomes importantes recentes do Flamengo aparecem, como Marcos Braz, ex-diretor de futebol, e Eduardo Bandeira de Mello e Márcio Braga, ex-presidentes do clube rubro-negro. Além disso, Bruno Henrique, jogador do atual elenco, comentou sobre o período.
O Flamengo passou por grandes dificuldades no início dos anos 2000, com atrasos de salários, agitação nos bastidores e um período em que deixou de ser protagonista do futebol brasileiro. O Mais Querido chegou a lutar para não ser rebaixado durante a década passada, como em 2013, por exemplo.
Contudo, o Flamengo teve uma virada de chave na estruturação do futebol e das finanças. Isso porque, depois de um período de “vacas magras”, o time rubro-negro passou a fazer investimentos pesados em infraestrutura e no futebol, conquistando títulos importantes como Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.