Gazeta Esportiva.com
·12 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de diciembre de 2024
Dias após a confirmação do vice brasileiro, o Palmeiras se movimenta no mercado para reforçar o plantel de olho em 2025. E o primeiro alvo já foi definido: Facundo Torres, atacante do Orlando City, dos Estados Unidos.
O Verdão já deu os primeiros passos na negociação e tenta avançar pela contratação do jogador. Ele possui 24 anos e defende o time norte-americano desde 2022. O atacante foi revelado pelo Peñarol, onde chegou a atuar com o lateral esquerdo Piquerez, que atualmente joga pelo Palmeiras.
Facundo Torres foi promovido ao time profissional do Peñarol em 2020 e, ao todo, disputou 71 jogos pela equipe. Na primeira temporada foram seis gols e uma assistência. Já na segunda foram dez tentos e um passe para gol.
Já no Orlando City, os números são bem mais expressivos. Em três temporadas, o uruguaio detém 47 bolas na rede e 19 assistências em 123 partidas.
O atacante habitualmente é convocado para a seleção do Uruguai. Ele, inclusive, fez parte do grupo que serviu o país na Copa do Mundo de 2022, no Catar. No total, são oito aparições pela Celeste, com um gol e uma assistência.
Pela seleção uruguaia, Facundo Torres disputa bola com Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras (Foto: Divulgação/Selección Uruguaya)
A Gazeta Esportiva conversou com Diego Sosa, jornalista uruguaio que acompanhou os primeiros passos do atleta no Peñarol. Segundo o repórter, Facundo Torres é um atacante “velocista, com bom média de gols e capaz de auxiliar o time coletivamente”.
O jogador era visto como uma “joia” do país sul-americano. Canhoto de 1,77m de altura, ele pode exercer quase todas as funções no ataque, seja pelo lado esquerdo, direito ou até mais centralizado, como um segundo atacante.
No Uruguai, entretanto, há uma certa ‘decepção’ com Facundo Torres. De acordo com Diego, havia expectativa que o atacante, aos 24 anos de idade, já estivesse em algum clube da Europa, o que ainda não aconteceu. O jornalista ainda deu o exemplo de Luciano Rodríguez, do Bahia, outra promessa uruguaia que não conseguiu chegar à uma equipe do Velho Continente.
“Era uma joia, assim como Luciano Rodríguez prometia esse ano. O Uruguai está acostumado a revelar jovens talentos, o problema é que eles não conseguem se sustentar ou acabam em times que não estão entre os melhores do futebol no cenário mundial”, analisou Diego.
Conforme apurações da Gazeta Esportiva, o Palmeiras está otimista para fechar a contratação de Facundo Torres. O negócio, porém, ainda não foi sacramentado, e o jogador atrai interesse de outros times na América Latina.
Reforçar o ataque é uma das prioridades da diretoria alviverde para a próxima temporada. Isso porque a equipe deve sofrer baixas no setor, como a de Lázaro e a do ídolo Dudu. Além de Estêvão, que já está vendido ao Chelsea e atuará pelo Verdão apenas até o meio do ano.