Jogada10
·17 de julio de 2025
Como novo CT do Santos, anunciado pelo pai de Neymar, pode afetar a Mata Atlântica

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 de julio de 2025
O novo Centro de Treinamento do Santos pode afetar a Mata Atlântica. Isso porque o complexo esportivo, que vai ser um investimento do pai de Neymar, ameaça 90 mil metros quadrados de vegetação nativa da floresta, em Praia Grande, no litoral sul paulista.
A inauguração do CT está prevista apenas para 2026. No entanto, a obra entra em choque com o artigo 2º da lei 11.428, de dezembro de 2006, conhecida como a “lei da Mata Atlântica”. A norma, portanto, não permite a destruição do bioma para um empreendimento como o pai de Neymar anunciou.
“A gente só pode derrubar a Mata Atlântica, no Brasil, em áreas privadas, como nesse terreno, se essa obra comprovadamente atender a um interesse social ou utilidade pública, que não é o caso de um empreendimento privado, neste caso”, explica Luís Fernando Guedes Pinto, diretor da ONG SOS Mata Atlântica.
Vale ressaltar, portanto, que a Mata Atlântica é considerada a mais destruída do Brasil, com apenas 12% de sua vegetação nativa ainda em pé. No local previsto para a obra, a vegetação que está no terreno é remanescente do Parque Estadual Xixová-Japuí. A construção ocorreu em 1993 e possui 900 hectares, o equivalente a mais de mil campos de futebol.
Aliás, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) da Praia Grande disseram que ainda não receberam o pedido de licenciamento para a construção da nova sede do clube santista.
Jogadores do Santos atualmente treinam no CT Rei Pelé, que passou por uma reforma recente – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Neymar pai será o responsável por todo o custo da obra – que não teve o orçamento previsto informado, prevê a construção de três campos de futebol, um estádio para 25 mil pessoas, uma rede de hotéis, clube e academia.
Atualmente o Santos treina no CT Rei Pelé, que fica próximo ao estádio da Vila Belmiro. Aliás, o local passou por uma reforma recente que custou R$ 10 milhões. Aliás, o pai de Neymar também ajudou nos custos. Após a inauguração do novo CT, este, portanto, ficará à disposição dos times de base e feminino do alvinegro santista.
Lago artificial em mansão de Neymar na cidade de Mangaratiba fez pai de jogador receber multa- Reprodução/Instagram Genesis e Ecossistemas
Em 2023, o pai de Neymar recebeu uma multa após descumprir a legislação ambiental com a reforma de um lago na mansão de seu filho, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Na época, a fiscalização ambiental constatou que foram utilizadas areia de uma praia próxima e um curso d’água natural foi desviado. O processo foi tramitado em segredo de justiça e a multa revogada, em agosto de 2024.