Coluna do Fla
·17 de julio de 2025
Comemora, Nação! Flamengo se torna patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·17 de julio de 2025
O Flamengo está dominando o futebol brasileiro e sul-americano desde a temporada 2019. A partir de então, o Mais Querido tem representado o Rio de Janeiro nas principais competições do cenário mundial, inclusive no novo Mundial de Clubes da FIFA. Não à toa, o Rubro-Negro se tornou oficialmente, nesta quinta-feira (17), patrimônio histórico, cultural e imaterial da ‘Cidade Maravilhosa’.
“Esse título é, portanto, o reconhecimento por tudo que o clube tem providenciado à população. É um orgulho para o Rio de Janeiro sediar um clube como o Flamengo“, declarou o governador Cláudio Castro. Vale destacar que o Projeto de Lei (PL) 2.468/23 foi criado pela deputada Verônica Lima. Logo depois, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 24 de junho.
Patrimônio imaterial refere-se ao o conjunto de práticas, expressões, saberes e tradições que um grupo ou comunidade reconhece como parte da identidade cultural. Além disso, os ‘bens’ são transmitidos de geração em geração. Alguns exemplos são: a roda de Capoeira, o Frevo e o Samba de Roda.
Na noite de 17 de novembro de 1895, na casa de número 22 da Praia do Flamengo, seis jovens fizeram uma reunião para a fundação oficial do Grupo de Regatas do Flamengo. Além disso, naquela mesma noite ficou definida a primeira diretoria do Grupo de Regatas, e que a data oficial de fundação seria 15 de novembro, feriado nacional.
Desde então, o Flamengo se tornou um dos maiores clubes poliesportivos do mundo. No futebol, o Mais Querido é dono da maior torcida do futebol mundial, além da conquista de inúmeros títulos. Atualmente comandado pelo técnico Filipe Luís, o Mengão já conquistou um título mundial, três Libertadores, oito Brasileiros e quatro Copas do Brasil, sendo esses os principais troféus.
En vivo