Jogada10
·31 de julio de 2025
Cleber Xavier vê pressão aumentar no Santos e ganha sombra de Vojvoda

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·31 de julio de 2025
O confronto entre Santos e Juventude, marcado para esta segunda-feira (4), às 20h, no Morumbis, pode ser determinante para o futuro de Cleber Xavier no comando técnico do Peixe. Em meio a crescente pressão interna e externa, o treinador chega ao jogo mais pressionado desde que assumiu o clube e encara o duelo como decisivo para a sequência do seu trabalho.
A continuidade do técnico está em xeque. Uma nova derrota, desta vez diante do penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, pode levar a diretoria a repensar o projeto. A possibilidade de mudança no comando técnico, inclusive, já foi discutida nos bastidores.
O nome do argentino Juan Pablo Vojvoda, ex-Fortaleza, surgiu com força nos corredores da Vila Belmiro nos últimos dias. Livre no mercado após quatro anos à frente do Tricolor do Pici, o treinador é visto com bons olhos por dirigentes santistas. Ainda assim, seu retorno imediato ao trabalho é incerto.
Vojvoda deseja, a princípio, um tempo maior de descanso com a família, após longo período de dedicação intensa no Brasil. Entretanto, membros da sua antiga comissão técnica defendem que ele aceite um novo desafio já neste momento.
A situação de Cleber Xavier se agravou nos últimos jogos. Após estrear bem no retorno das férias, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na Vila Belmiro, com gol de Neymar, o time não conseguiu manter o nível de atuação. Desde então, acumula três partidas sem vencer: derrotas para Mirassol e Internacional, além de um empate frustrante com o lanterna Sport.
O jejum recolocou o Santos na zona de rebaixamento do Brasileirão, cenário preocupante para um clube que acaba de retornar à elite do futebol nacional. A vitória sobre o Flamengo, que chegou a gerar otimismo na torcida, hoje parece distante.
Na última quarta-feira, a pressão ganhou corpo fora das quatro linhas. Integrantes da principal torcida organizada do clube, a Torcida Jovem, se reuniram com dirigentes na Vila Belmiro para expressar insatisfação com o desempenho da equipe e, especificamente, com o trabalho do treinador.
Em nota pública, a organizada afirmou: “Respeitamos a pessoa de Cleber Xavier, entretanto, como treinador do Santos, é necessário muito mais do que os lampejos apresentados, ou uma eventual vitória segunda-feira. O Santos precisa de consistência técnica e de resultados, imediatamente!”
A continuidade de Cleber Xavier, portanto, dependerá não apenas do resultado, mas da atuação diante do Juventude. O jogo vale mais do que três pontos, pode representar uma virada de chave para o segundo semestre, ou o fim de um ciclo precoce.