Manchester City F.C.
·26 de octubre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·26 de octubre de 2024
Time de Pep Guardiola faz gol logo no começo, com Erling Haaland, perde boas chances, mas soma mais três pontos cruciais na disputa pelo título do campeonato inglês.
Como de costume, Pep Guardiola mexeu na escalação do Manchester City. Com muitos desfalques, o treinador tem tentado descansar os jogadores na medida do possível, e promoveu os retornos de Ederson, Rúben Dias, Gvardiol e Kovacic nas vagas de Ortega Moreno, Stones, Ake e Gundogan.
E em uma tarde ensolarada em Manchester, com 14ºC, o Southampton surpreendentemente começou controlando um pouco a posse de bola nos primeiros minutos, mas a primeira finalização foi dos donos da casa. Aos três minutos, Gvardiol arriscou de fora da área, para segura defesa de Ramsdale. No entanto, o gol do City não demorou a sair.
Logo em seguida, aos quatro minutos, Matheus Nunes recebeu em profundidade pelo lado esquerdo e cruzou para a área. E lá estava ele, Erling Haaland, para conferir para o fundo das redes. Mesmo puxado pela marcação, o camisa 09 completou de primeira para o gol, de perna esquerda, abrindo o placar para o City no Etihad. O 11º primeiro gol do centroavante na Premier League, isolado na artilharia.
Aos 12 minutos, quase o segundo gol dos Blues. Matheus Nunes, cheio de confiança após as últimas boas atuações, foi acionado pelo lado esquerdo e partiu para cima da defesa do Southampton. Após se desvencilhar, bateu de fora da área, de perna direita, mas o chute passou rente à trave do goleiro Ramsdale.
Mesmo atrás no placar, a postura dos visitantes em campo era interessante, tentando construir de forma similar ao Manchester City, começando as jogadas com Ramsdale e procurando abrir espaços na defesa dos anfitriões. Até por isso, aos 22 minutos do primeiro tempo, os números apontavam 54% de posse de bola para o Southampton, algo muito raro em partidas da equipe de Pep Guardiola.
Aos poucos, o City foi assumindo o controle da partida, rondando a área dos Saints e acumulando escanteios em sequência. Mesmo com a pressão, a zaga visitante se comportava bem, especialmente nas bolas aéreas, evitando oportunidades reais do Manchester City. Porém, o Southampton arriscava muito na saída de bola, que muitas vezes era roubada pelos Blues, mas na hora de finalizar ao gol faltava aquele capricho no último passe.
Aos 39 minutos, o City voltou a assustar. Em boa troca de passes, Gvardiol, o zagueiro-artilheiro, recebeu fora da área e arriscou de perna direita, mas o chute saiu por cima da meta do goleiro Ramsdale. Aos 41, em contra-ataque, Kovavic encontrou Erling Haaland já perto da área. O centroavante dominou, ficou no um contra um, mas o chute foi bloqueado pelo defensor e saiu mascado, facilitando a defesa de Ramsdale.
Aos 43, já perto do fim do 1º tempo, Ramsdale finalmente voltou a trabalhar. A bola sobrou na entrada da área para o meio Kovacic, que emendou de primeira, em belo chute. O goleiro dos Saints mostrou reflexo e mandou para escanteio, impedindo o segundo gol do Manchester City. Aos 46, nos acréscimos, a primeira chance do Southampton. Em rápido contra-ataque, Archer disparou e ficou cara a cara com Ederson, mas a finalização explodiu no travessão, na última ação na etapa inicial antes do intervalo.
Logo no primeiro lance da etapa final, quase o segundo gol do City. Savinho recebeu no meio-campo, deixou a marcação na saudade e tocou para Phil Foden. O camisa 47 dominou, olhou para gol e finalizou de perna esquerda, mas a bola, caprichosamente, passou ao lado da trave de Ramsdale.
Aos 48 minutos, Foden cobrou falta e mandou na cabeça de Gvardiol, que cutucou para meio da área, procurando Erling Haaland, mas a zaga do Southampton conseguiu afastar o perigo. Na sequência, nosso camisa 09 recebeu ótimo cruzamento e mandou de cabeça. Dessa vez, o zagueiro dos Saints salvou em cima da linha.
Aos 51, Savinho recebeu pelo lado direito, gingou e cruzou para a área. A bola passou por toda a defesa do Southampton e encontrou Erling Haaland. Quase sem marcação, o camisa 09 bateu de perna, com Ramsdale praticamente vencido, mas mandou para fora, desperdiçando ótima oportunidade para ampliar o placar no Etihad.
Diferente do 1º tempo, o City voltou do intervalo controlando a posse de bola, como de costume, raramente permitindo avanços do Southampton. Aos 62 minutos, novamente a dupla Savinho e Haaland apareceu com perigo. O brasileiro cruzou com açúcar de perna direita, mas a cabeçada de Haaland saiu sem tanta força graças à marcação pesada em cima do camisa 09 do City.
Aos 72, Phil Foden fez fila na marcação adversária, mas o chute foi bloqueado pela defesa, no que poderia ter sido um golaço do nosso camisa 47. Aos 74, quase o empate dos Saints. Em boa trama ofensiva, a bola chegou em Armstrong, que finalizou por cima da trave, na melhor chance dos visitantes na partida.
Nos minutos seguintes, o Southampton passou a acreditar um pouco mais no empate, se aproximando mais da área do City, mas sem conseguir finalizar tanto. Sentindo o bom momento do oponente, os torcedores dos Cityzens presentes no Etihad passaram a cantar e apoiar ainda mais, na tentativa de dar aquele gás extra ao time na reta final.
Aos 86 minutos, a primeira mudança de Pep Guardiola. Matheus Nunes saiu para a entrada do alemão Ilkay Gundogan. Aos 90, Savinho, caindo pelo lado esquerdo, arriscou cruzamento, que bateu na trave e quase enganou o goleiro Ramsdale.
Aos 93 minutos, o primeiro escanteio do Southampton na partida. Na batida, a zaga do City afastou o perigo. E quase no apagar das luzes, Phil Foden lançou Erling Haaland, que ficou cara a cara com Ramsdale. O cometa tentou uma cavadinha, mas o goleiro dos Saints evitou o gol do City. Fim de jogo, um a zero para o City e três pontos importantíssimos na Premier League!
Com os três pontos, o City segue invicto na temporada, com 10 vitórias e três empates em 13 jogos. Na Premier League, o time assume a liderança provisória, com 23 pontos. Neste domingo (26), o Liverpool, vice-líder com 21, visita o Arsenal em Londres.
Na próxima semana, o City tem dois compromissos como visitante. Na quarta-feira (30), viajamos até Londres para enfrentar o Tottenham, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup). Quem vencer, se classifica. A bola rola na capital da Inglaterra às 20h15 (Portugal), 17h15 (Brasil). Já no sábado, 02 de novembro, encaramos o Bournemouth, também fora de casa, pela 10ª rodada da Premier League.
CITY: Ederson, Lewis, Akanji, Dias, Gvardiol, Kovacic, Bernardo Silva, Nunes, Savinho, Foden e Erling Haaland.
SOUTHAMPTON: Ramsdale, Walker-Peters, Bellis, Bednarek, Stephens, Manning, Downes, Lallana, Fernandes, Dibling e Archer.
Reservas: McCarthy, Bree, Sugawara, Ugochukwu, Aribo, Cornet, Kamaldeen, Armstrong e Onuachu.