Esporte News Mundo
·8 de agosto de 2025
Championship 2025/26 mistura de tradição, recomeço e ambição

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·8 de agosto de 2025
— Continua depois da publicidade —
A Championship, segunda divisão inglesa, terá seu pontapé inicial nesta sexta-feira (8), tendo uma combinação de tradição, recomeços após ano para se esquecer e projetos. A competição reserva o favoritismo inicial dos times recém-rebaixados da Premier League e a ambição dos projetos das equipes recém-promovidas da terceira divisão, investidores famosos.
Birmingham City, equipe administrada pelo icônico ex-jogador de futebol americano Tom Brady, e Wrexham, dos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney. As duas equipes lideram a última League One, com os Blues levando a melhor e se sagrando campeões, enquanto o time galês ficou com o vice-campeonato.
A dupla tenta conseguir dois acessos seguidos em duas temporadas, um feito raro, que foi conseguido por poucas equipes. Caso do Ipswich Town na temporada 2023/2024 e do Southampton na temporada 2011/2012.
Para tentar atingir esse feito, as duas equipes têm investido forte no mercado de transferências. O Wrexham de Ryan Reynolds e Rob McElhenney gastou até agora 12,80 milhões de libras em dez contratações diferentes. A maioria das chegadas veio do próprio mercado inglês, entre os destaques estão o zagueiro Conor Coady, que vinha sendo convocado para a seleção inglesa nos últimos meses, o lateral-esquerdo Liberato Cacace, que estava no Empoli da Itália, e o meia Lewis O’Brien, ex-Nottingham Forest.
Por outro lado, o Birmingham City gastou um pouco mais em 13 contratações, mas variou um pouco o perfil. Além de focar dentro do próprio mercado inglês e jogadores com experiência na Championship, os Blues também foram buscar nomes com experiência em outras ligas. Caso do atacante Kyogo Furuhashi, que teve passagem de destaque pelo Celtic, do também atacante Marvin Ducksch, destaque do Werder Bremen nas últimas temporadas e do lateral-direito Bright Osayu Samuel, ex-Fenerbahce.
Tom Brady ao lado de David Beckham na partida entre Birmingham City e Wrexham na última temporada (Foto: Alex Pantling/Getty Images)
Para tentar alcançar o feito de dois acessos seguidos, as duas equipes vão desafiar os três times que foram rebaixados da Premier League: Southampton, Ipswich Town e Leicester City. A segunda divisão inglesa tem sido dominada por equipes que foram rebaixadas em anos anteriores, com apenas duas equipes conquistando novos acessos para a primeira divisão inglesa nos últimos três anos.
Um dos favoritos para o título é o Leicester City, um dos rebaixados da última Premier League, e que busca conquistar seu eneacampeonato da Championship. Os Foxes são a equipe que mais vezes conquistou a competição, com oito conquistas.
Para tentar fazer isso, a equipe está mantendo a mesma base das últimas temporadas e com poucas mudanças. Até agora, apenas o experiente goleiro Begovic chegou ao clube, mas a principal mudança está na beira do campo com a chegada do técnico espanhol Martí Cifuentes.
Marti Cifuentes foi escolhido par comandar o Leicester (Foto: Dan Mullan/Getty Images)
O treinador, de 43 anos, construiu sua carreira nas divisões inferiores do futebol espanhol na Escandinávia. Cifuentes assumiu o Queens Park Rangers em 2023 e, com pouco investimento, conseguiu manter a equipe viva na Championship nas últimas duas temporadas, mas deixou o clube por consenso mútuo após o final da última temporada.
Na costa sul, o Southampton também optou por mudar de comando com a chegada de Will Still, treinador anglo-belga que se destacou recentemente no futebol francês. Mesmo com a troca no comando, Still manteve a base do elenco da última temporada, com poucas contratações pontuais e o retorno de alguns jogadores emprestados.
Southampton manteve a mesma base da última temporada (Foto: Michael Steele/Getty Images)
Como resultado, os Saints contam com um grupo experiente dentro da competição, reforçado por jovens promissores que se destacaram na última temporada. Entre os principais nomes estão o meia Mateus Fernandes e o ponta Tyler Dibling. O elenco também tem presença brasileira, com os ex-São Paulo Wellington e Juan.
Ao contrário dos outros dois clubes rebaixados, o Ipswich Town optou por manter o técnico Kieran McKenna, responsável por liderar o time de volta à Premier League. Os Tractor Boys também preservaram a base do elenco da temporada passada, fazendo apenas contratações pontuais.
O setor ofensivo segue forte, com a permanência do principal destaque da última campanha, o meia Omari Hutchinson. Além dele, o time ainda conta com os atacantes Sammie Szmodics e Jaden Philogene, que também se destacaram no último ano.
O Ipswich manteve o mesmo time base (Foto: Harry Murphy/Getty Images)
Na defesa, além de contar com destaques da equipe, como Leif Davies e Jacob Greaves, o clube ganhou um reforço experiente: o lateral Ashley Young, ex-Manchester United e Everton, que traz bagagem e liderança ao elenco.
Após ter perdido a final do último playoff no apagar das luzes, o Sheffield United é uma das equipes que corre por fora em busca de uma vaga para à próxima Premier League. Para isso, os Blades mantiveram grande parte do elenco que já estava no ano passado, com algumas adições pontuais, caso da chegada do atacante Louie Barry por empréstimo do Aston Villa.
A grande mudança está à beira do campo: com a demissão de Chris Wilder para a chegada do espanhol Rubén Sellés, que vem de dois trabalhos de destaque comandando Hull City e Reading. Além dele, o volante brasileiro Vinicius Souza, que foi revelado pelo Flamengo, deixou o clube para acertar com o Wolfsburg após ter se destacado na última temporada.
O espanhol Rubén Sellés vai comandar o Sheffield (Foto: Tony King/Getty Images)
Outra equipe que corre por fora é o Coventry City, comandado por Frank Lampard. Os Sky Blues fizeram uma campanha de recuperação na última temporada, que foi muito creditada à chegada do ex-técnico do Chelsea, que assumiu a equipe depois da demissão de Mark Robins, técnico que era querido pela torcida. O ex-meia assumiu e conduziu o time aos playoffs, mas acabou sendo eliminado para o Sunderland, na semifinal.
O time comandado por Lampard fez poucas mudanças em seu elenco até agora na janela. A equipe fez apenas três contratações, a principal delas foi a do lateral-esquerdo Kaine Kesler, que veio do Aston Villa.
Frank Lampard terá a missão de dar continuidade a seu trabalho nos Sky Blues (Foto: Matthew Lewis/Getty Images)
Nesta sexta-feira (8), o Birmingham City vai receber o Ipswich Town, no estádio St Andrew’s, às 16h (horário de Brasília), partida que dará o pontapé inicial na competição. A primeira rodada segue acontecendo durante o final de semana.