oGol.com.br
·3 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·3 de enero de 2025
A derrota do Celtic para o Rangers por 3 a 0 no Old Firm Derby desta quinta-feira encerrou a sequência invicta dos Celts no Campeonato Escocês. Agora, o clube deixa a lista dos "invencíveis" nas ligas nacionais europeias até o momento, sobrando 11 clubes.
O número pode até parecer alto, mas isto não é um recorte de top-5 ou top-10 do ranking da Uefa, nessa estatística, estão englobados desde a poderosa Premier League até o bem menos divulgado campeonato de San Marino. Vale ressaltar que somente jogos de liga são considerados aqui.
No caso do Celtic, a saída da lista não é preocupante, o time ainda lidera o "Escocesão" com uma margem confortável de 11 pontos para o próprio Rangers, mas o resultado, certamente, pegou os torcedores do time de Brendan Rodgers de surpresa.
Curiosamente, nem todos os times que estão invictos lideram seus respectivos campeonatos locais. Mesmo em janeiro de 2025, ou seja, no meio da temporada europeia, não ter perdido ainda não é um sinônimo de uma boa pontuação.
O exemplo mais claro disso é a Juventus do ítalo-brasileiro Thiago Motta. As zero derrotas no Campeonato Italiano não significam muito para quem olha a tabela. Em uma das melhoras ligas do futebol europeu, a invicta Juve ocupa apenas a sexta colocação. O time possui uma das melhores defesas da competição, mas o alto número de empates corta pela raiz o sonho do título, seja invicto ou não.
Outro clube de um dos principais campeonatos do continente é o PSG. Porém, nesse caso, o time dos zagueiros Marquinhos e Lucas Beraldo lidera com folga o Campeonato Francês por 10 pontos e com um jogo a mais, caminhando a passos largos para o tetracampeonato.
Outro fator curioso são dois times do mesmo país na lista. O "Gibraltarzão" está pegando fogo com St. Joseph's e Lincoln Red Imps invictos, mas o primeiro está três pontos na frente, porém com um jogo a mais. O St. Joseph's tenta quebrar uma sequência de seis títulos seguidos dos rivais e conta com o brasileiro Lucas Gaúcho no elenco.
Para os amantes das ligas alternativas, a liga de San Marino também tem seu representante com La Fiorita. Um dos maiores campeões do país tenta manter a invencibilidade enquanto persegue o líder Virtus. Outro grande "papa-títulos" e que está invicto e caminhando para mais um troféu é o Sheriff, no Campeonato da Moldávia.
Os outros clubes todos lideram suas competições de maneira invicta, uns com mais facilidade, como Estrela Vermelha na Sérvia (15 pontos à frente) e Ludogorets no "Bulgarão" (13 pontos à frente). Com um pouco mais de dificuldade, fecham a lista Dinamo de Kyiv no Campeonato Ucraniano (6 pontos de vantagem), HNK Rijeka no "Croatão" (liderança nos critérios de desempate) e o Galatasaray no Campeonato Turco (8 pontos de diferença).
En vivo