Deus me Dibre
·30 de mayo de 2023
CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico na partida entre Flamengo e Cruzeiro no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·30 de mayo de 2023
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no início da tarde desta terça-feira (30) o áudio do VAR que orientou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira a marcar um pênalti a favor do Flamengo, no duelo contra o Cruzeiro, pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O lance chama a atenção pois o árbitro estava de frente para o lance e mostrou bastante convicção ao não marcar a penalidade máxima no contato entre o lateral Igor Formiga e o atacante Pedro. Entretanto, ainda assim foi chamado ao VAR para uma revisão, que identificou um “choque” entre os jogadores.
No áudio é possível ver como a análise foi feita:
VAR: -Quem busca vir em cima… é o branco e ele tem o choque. – Ele (Pedro) toma a frente e na passada é calçado.
Quando Luiz Flávio é chamado para a revisão, mostra até certa surpresa
VAR: – Luiz, eu recomendo uma revisão para possível penal. Luiz: – Oi? Oi? Oi? VAR: – Eu recomendo uma revisão para possível penal. Jogador é calçado. Luiz: – Ah, é?!
Mesmo com a marcação do pênalti, o Cruzeiro não sofreu o gol neste momento, após Gabriel Barbosa cobrar e mandar na trave.
Vale ressaltar que o jogo foi marcado por polêmicas envolvendo a equipe de arbitragem. O Cruzeiro ainda reclamou de um lance de impedimento envolvendo o atacante Gilberto, em que o assistente levou a bandeira sem deixar que o lance – que de acordo com as imagens mostra que o atacante estava em posição legal – seguisse, indo contra a recomendação da arbitragem e parando um ataque promissor.
Outro lance que também causou polêmica foi a entrada do volante Gérson no atacante Henrique Dourado. A disputa de bola que acabou com Gérson atingindo o peito de Dourado com a sola da chuteira levantou dúvidas sobre se o jogador do Flamengo deveria ou não ter sido expulso – o que não aconteceu. A comentarista de arbitragem Renata Ruel comentou o lance em seu twitter, deixando claro que o volante deveria ter sido advertido com o cartão vermelho.
Você pode conferir a análise do VAR em relação ao pênalti marcado no Flamengo e Cruzeiro clicando aqui.