CBF divulga áudio do VAR em lance de não marcação de pênalti em Pulgar contra o Atlético-MG: “Tudo limpo” | OneFootball

CBF divulga áudio do VAR em lance de não marcação de pênalti em Pulgar contra o Atlético-MG: “Tudo limpo” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·5 de julio de 2024

CBF divulga áudio do VAR em lance de não marcação de pênalti em Pulgar contra o Atlético-MG: “Tudo limpo”

Imagen del artículo:CBF divulga áudio do VAR em lance de não marcação de pênalti em Pulgar contra o Atlético-MG: “Tudo limpo”

Flamengo venceu o Atlético-MG apesar da arbitragem e do VAR


A vitória do Flamengo contra o Atlético-MG na última quarta-feira (03) foi por 4 a 2, mas poderia ter sido com um placar mais elástico. Isso porque, a arbitragem roubou a cena e causou polêmica em, no mínimo, dois lances nos quais o Fla acabou prejudicado. Nesta quinta (04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do VAR com o árbitro Ramon Abatti Abel.

O lance divulgado foi a não marcação do pênalti em cima do volante Erick Pulgar, aos 41 minutos do segundo tempo. No diálogo, o juiz Ramon Abatti Abel diz que os dois atletas em disputa ‘escorregam’. Na sequência, o VAR concorda com a decisão do árbitro de campo.


OneFootball Videos


CONFIRA O DIÁLOGO:

Árbitro: “(O choque) Não impacta, os dois estão buscando a bola, (Pulgar) escorrega. Pode ir, os dois escorregam”, disse. VAR: “O pé enrosca na disputa dos dois na bola, não puxa. O defensor está no movimento normal na corrida, não há infração. Defensor desequilibra. Pode seguir, Ramon, tudo limpo”

MAIS POLÊMICAS

Antes mesmo de Erick Pulgar sofrer o pênalti não sinalizado, o árbitro Ramon Abatti Abel havia marcado penalidade de Allan em chegada em Eduardo Vargas. No lance, VAR chamou o juiz de campo, que mudou a decisão e marcou a infração.

VEJA DIÁLOGO:

  • VAR: “(Allan) Chuta a bola e depois pega pega o pé do cara (Vargas). Segura (o lance, Ramon), espera, estamos checando. (Allan) Chuta a bola e pega o cara. Ramon, eu vou checar o APP, mas vou recomendar revisão para possível pênalti, o contato (do Allan) com a bola é mínino. Vou soltar na velocidade no normal”.
  • Árbitro: “A bola continua no contexto”.
  • VAR: “Aparentemente ele chuta o atacante”.
  • Árbitro: “Me mostra uma câmera aberta. Apesar de ter tocado na bola, a bola está no contexto, decisão é pênalti sem cartão”

Vale ressaltar que, inicialmente, um lance em Pedro, aos 24 minutos do segundo tempo também deu o que falar. Isso porque, o camisa 9 deu um lindo chapéu em Mariano e sofreu falta dupla. Por cima, o lateral usou o braço. Por baixo, acertou uma joelhada no centroavante rubro-negro. Contudo, tanto o árbitro Ramon Abatti Abel quanto o VAR Rodrigo D’Alonso Ferreira ignoraram o lance.

Logo depois do jogo, Luiz Carlos Azevedo Gonçalves Júnior, gerente de futebol do Flamengo, criticou a atuação do VAR. Em pronunciamento antes da coletiva de imprensa, o dirigente ressaltou a inteferência causada pela arbitragem na partida contra o Atlético-MG.

VEJA PRONUNCIAMENTO:

“Hoje tivemos uma incrível vitória, contra um grande adversário, venho aqui para entender o critério do VAR. A comissão de arbitragem tem recebido nossa diretoria, tem um diálogo, mas novamente nosso time foi prejudicado. No nosso entendimento não foi pênalti do Allan. Nosso atleta toca primeiro a bola. No ato continuo do movimento, ele tem o contato com o adversário O árbitro de campo não marcar e o VAR chama para marcar pênalti. Quero entender o critério do VAR para a não marcação do pênalti do Erick. Não existe contato do adversário na bola. Nosso atleta toma rasteira, cai e o VAR não chama. Um jogo de alta intensidade, importante. Mais uma vez não entendemos o critério. Estamos aqui depois de uma vitória. Se falarmos depois de um adverso vão dizer que foi muleta. O Flamengo se sente prejudicado e quer entender o critério do VAR”.

Apesar da arbitragem e do VAR, o Flamengo atropelou o Atlético-MG e venceu a partida por 4 a 2. Com a vitória, o Mais Querido seguiu na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos conquistados em 42 disputados até o momento.

Ver detalles de la publicación