Gremistas
·23 de mayo de 2025
CBF contraria Grêmio e nega afastamento de árbitro após eliminação na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·23 de mayo de 2025
A informação divulgada pelo Grêmio de que o árbitro Matheus Delgado Candançan foi afastado por tempo indeterminado após a eliminação do time gaúcho na Copa do Brasil não procede, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em contato com o site Globo Esporte, a entidade esclareceu que Candançan segue à disposição para as próximas escalas, mesmo com a polêmica envolvendo o confronto disputado na Arena, na última terça-feira. Ainda assim, a Comissão de Arbitragem agendou uma reunião com o árbitro para discutir os critérios utilizados na partida e realizar orientações técnicas.
Na última quinta-feira, o Grêmio esteve na sede da CBF, no Rio de Janeiro, representado pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari. Durante o encontro com a Comissão de Arbitragem, o clube apresentou oito lances em que alegou ter sido prejudicado pela arbitragem. Desses, apenas dois foram reconhecidos como equívocos pela entidade.
O Grêmio detalhou o teor da reunião em nota oficial. O encontro durou 2h30 e também contou com a presença de Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, e Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Propositais
81%
Coincidências
4%
Árbitros são ruins
15%
52 votos
“Nesta quinta-feira, 22 de maio, o presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, estiveram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para uma reunião com a Comissão de Arbitragem.
Além dos representantes do Grêmio participaram o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, e os integrantes da Comissão da CBF, liderados pelo presidente Rodrigo Cintra.
No encontro, que durou cerca de 2 horas e 30 minutos, o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari apresentaram uma visão sobre os equívocos cometidos pela arbitragem contra o Grêmio em partidas válidas por competições nacionais deste ano.
Ao todo, nos últimos 40 dias, o Clube teve oito lances graves assinalados de forma equivocada pela arbitragem, que influenciaram diretamente nos resultados dos jogos.
Além disso, foram feitas sugestões para qualificar a arbitragem nacional, com implementação de novas tecnologias, mais modernas, em apoio ao VAR, bem como a necessidade de padronização dos critérios utilizados pelos árbitros, o que poderia acontecer por meio da criação de uma escola nacional de arbitragem.
A Comissão de Arbitragem acolheu as manifestações, fez ponderações a respeito dos lances apontados e se comprometeu em avaliar as sugestões da delegação gremista.
O Grêmio reforça o seu compromisso com a defesa dos interesses do seu torcedor e com a qualificação da arbitragem nacional, para que seja cada vez mais profissional e justa, não interferindo nos resultados das partidas“.