MundoBola Flamengo
·9 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·9 de enero de 2025
Flamengo e Boavista jogam pela estreia do Cariocão 2025 no sábado (11), mas o Mengão entrará com um time de jovens atletas. Isso porque os principais jogadores farão pré-temporada nos EUA, enquanto um time recheado de jogadores da base iniciam o Estadual.
Pensando nisso, o MundoBola apresenta o elenco para o início da competição, que já teve lista divulgada pelo Rubro-Negro. Já destrinchamos os quatro arqueiros, o sistema defensivo e os volantes. Agora, os três meio-campistas disponíveis para Cleber dos Santos serão analisados.
O nome é simplesmente uma das maiores promessas do Flamengo, se não, a maior. Ele já integra o plantel profissional e teve algumas oportunidades com Tite durante 2024, sendo muito útil durante a Copa América, quando o Mengão ficou esfacelado pela Data Fifa. Lorran ajudou a manter a equipe na parte de cima tabela do Brasileirão.
O jovem tem velocidade, e apesar de ser canhoto, também não tem medo algum de usar a perna direita quando preciso. Lorran é técnico e já mostrou sua qualidade no profissional, e na base, sobrava. Ele ganhou chances na equipe de cima, principalmente após o título no Brasileirão Sub-20, em 2023, mas somou outras inúmeras conquistas na base.
No Cariocão, Lorran pode mostrar que está cada vez mais pronto, para, quem sabe, voltar a ganhar minutos no time de cima com Filipe Luís. A presença em campo é certa, já que é um dos grandes craques da geração e deve ser o principal armador de Cleber dos Santos.
Somando as participações no profissional e na base, Lorran atuou 40 vezes em 2024, marcando quatro gols e dando duas assistências. Ele também soma convocações para as seleções de base, além de interesse de diversos clubes europeus.
A história de Guilherme conta com uma saída de casa aos 13 anos para viver sozinho. Com 15 anos, no Azuriz, o meia treinava entre adultos, chegando a jogar a Série D do Brasileirão em 2022. Aos 18 anos, o jogador entrou em campo contra o Cuiabá para fazer sua primeira partida pelo profissional do Mengão, e se mostrando xodó de Filipe Luís, marcou o gol da vitória por 2 a 1.
Ele se inspira em Arrascaeta, e não à toa usou a camisa 10 nas categorias de base. Seu foco é na armação de jogadas, bem como a qualidade de passe, mas além da meia, ele também já desceu para jogar como segundo volante, por exemplo. Em 2024, Guilherme somou 36 jogos, marcando nove gols e dando quatro assistências, sendo um dos destaques da base.
O meia Rafael Couto chegou ao clube no início de 2024 após se destacar pelo Brusque. Aos 19 anos, em dezembro, o jogador assinou contrato profissional com o Mengão. O Mengo tem 80% dos seus direitos, enquanto o Brusque manteve 10% e o próprio atleta possui outros 10%. Seu contrato vai até dezembro de 2026.
Rafael chegou ao Brusque em 2022 e disputou, pelo Sub-17, o Campeonato Catarinense. No Sub-20, ele foi destaque no Catarinense e na Copa Santa Catarina.
A amostragem no clube, entretanto, foi pequena. O jogador atuou apenas sete vezes durante a temporada 2024, jogando a Copa Rio e o Carioca Sub-20. Ele marcou um gol, mas não ganhou grande minutagem.