Zerozero
·6 de mayo de 2025
Campeão nacional, 400 títulos e 20 mil na Pedreira: Salvador apresenta recandidatura

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 de mayo de 2025
Atual presidente do SC Braga, António Salvador apresentou, esta segunda-feira, a recandidatura para as eleições de 24 de maio. O dirigente apresentou-se com um programa eleitoral ambicioso, que considera mesmo ser «o ciclo mais ambicioso» que a história do emblema minhoto já viu.
Entre as várias metas ambiciosas colocadas pelo presidente dos arsenalistas destaca-se, de forma natural, o objetivo colocado para a I Liga. «Assumo desde já, de forma ponderada mas ambiciosa, que devemos ter no nosso foco aquilo que nos falta conquistar para a nossa montra desportiva: o título de campeão nacional. Não é uma promessa, é uma meta. Não é sonho, é um foco», afirmou.
Para além de querer o título de campeão nacional no próximo quadriénio, Salvador colocou várias outras metas em diferentes departamentos. O dirigente quer conquistar 400 títulos nas várias modalidades até 2029, com a meta de 16 deles serem arrecadados no futebol e no futsal. Nos objetivos estão ainda o aumento de 25 por cento do número de atletas, de 50 por cento do número de sócios e da assistência média no Estádio Municipal de Braga para os 20 mil espetadores. Para além disto, o dirigente quer colocar o clube no top 36 do ranking da UEFA.
«Estamos preparados e vamos dar o passo em frente. Sou candidato porque, perante o SC Braga mais capaz de sempre, seria uma cobardia recuar ou afastar-me do desafio que se segue. Ao longo de 22 anos, nunca aceitei que as ambições do SC Braga conhecessem uma fasquia ou um limite. Quero desafiar as probabilidades e tenho um plano. O plano é ganhar. Ganhar no futebol, na formação, no feminino, nas modalidades. Ganhar na Europa e no Mundo», afirmou, durante o discurso.
Da apresentação da recandidatura do atual líder minhoto destacam-se ainda as novidades no que à lista diz respeito. Fernando Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, apresenta-se como o candidato à presidência da mesa da Assembleia Geral e substitui José Manuel Fernandes. Inês Lopes, Ricardo Vasconcelos e Miguel Osório são novidades também na lista de vice-presidentes, que fica composta com a transição de Cláudio Couto, João Carvalho, Hugo Vieira, Manuel Rodrigues e Gaspar Borges da direção anterior.
Gaspar Castro e Luís Machado são os candidatos ao Conselho Fiscal e Conselho Geral, respetivamente. O Conselho Cultural e Social tem Raquel Cunha como candidata e João Oliveira Silva é o novo provedor do sócio na lista apresentada por António Salvador. Paulo Resende, Manuel Costa e Hernâni Portovedo estão de saída dos órgãos sociais.