oGol.com.br
·12 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 de diciembre de 2024
As noites de Copa são a maior oportunidades para as zebras. Na Argentina, ela veio em preto e branco, nas cores do Central Córdoba, o vencedor da Copa da Argentina de 2024.
Na decisão do torneio, a equipe da região de Santiago del Estero, com pouco mais de 200 mil habitantes, encarou o tradicional Vélez Sarsfield. A vitória pelo placar mínimo veio graças à Matias Godoy, atacante que pertence ao Estudiantes.
O Central Córdoba soma apenas sete participações na elite argentina. Antes da era atual, que teve início em 2020, o clube tinha atuado na primeira divisão apenas em 1967 e 1961. O Central fez história e ainda impediu o "doblete" do Vélez, atual líder do nacional na Argentina.
Tudo começou na fase de 1/32 avos de final. O time do Central desbancou o Quilmes, atualmente na segunda divisão, e marcou encontro com o Estudiantes na fase de 1/16 avos. O triunfo por 2 a 1 veio com duas bolas na rede de Rodrigo Atencio, o destaque maior da equipe. Na temporada 2024, o atacante formado no Independiente tem 8 gols marcados e 4 assistências.
Nas quartas de final, o rival foi o tradicional Newell's Old Boys. Em um duelo truncado, o Central avançou na disputa, apenas nas penalidades, pelo placar de 3 a 2. Depois de bater o Temperley, da segundona, o rival nas semis foi o Huracán. Mais uma vez com um gol de Atencio, o Central avançou com triunfo por 2 a 1.
Com a conquista da Copa da Argentina, o Central Córdoba é o terceiro time do país garantido na Copa Libertadores de 2025. Antes, o Racing, campeão da Copa Sul-Americana, e o Estudiantes, ganhador da Copa da Liga argentina, já tinham vaga. As três vagas restantes são para o campeão nacional e os dois melhores classificados na tabela agregada do país.