Zerozero
·15 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 de noviembre de 2024
Sortes diferentes ainda que sem qualquer vitória para os vários jogadores ligados ao futebol português no apuramento para o Campeonato Africano das Nações. Na receção ao Egipto, Cabo Verde não foi além do empate (1-1), tal como a Guiné-Bissau que, na deslocação ao terreno de Essuatíni, dividiu pontos graças a um golo de Carlos Mané nos instantes finais (1-1). Ao invés, Moçambique foi derrotado frente ao Mali (0-1) e acabou ultrapassado na liderança do grupo I da qualificação.
Só com a vitória em mente face à desvantagem para o Botsuana - ocupa o segundo e último lugar de acesso ao CAN -, os Tubarões Azuis demoraram a assumir o ascendente na partida e viram a remodelada seleção egípcia a chegar à vantagem, ainda na primeira parte.
Estava jogada pouco mais de meia hora, quando um belo entendimento entre Mohamed Hamdi e Taher Mohamed permitiu ao camisola 9 dos Faraós bater Bruno Varela e impor maiores dificuldades à seleção caboverdiana.
No segundo tempo, os pupilos de Bubista melhoraram o seu fio de jogo, conseguindo forçar o empate. Na cobrança de um penálti, Ryan Mendes enganou Moha El-Shenawi e ditou o resultado final.
Já no duelo entre Moçambique e o Mali, o tento solitário de Kamori Doumbia foi o suficiente para desequilibrar a balança a favor dos visitantes, enquanto em Essuatíni, Lindo Mkhota abriu a contagem à entrada para os últimos dez minutos da partida.
No lance seguinte, Philane Mkhontfo falhou o 2-0 da marca dos onze metros, valendo o faro apurado de Carlos Mané a salvar um ponto para os guineenses. Um resultado que, de resto, impede a igualdade pontual entre as duas seleções no mesmo grupo onde constam moçambicanos e malianos.